Guimarães pede sangue frio na final e confirma assédio a jogadores do Bode
Globo Esportes
A vantagem do Conquista é grande para a final do Campeonato Baiano. No Lomanto Junior, o Bode venceu o Bahia por 3 a 0 e pode perder por até dois gols de diferença neste domingo, na Arena Fonte Nova, que fica com o título do estadual. O caminho para o troféu está pavimentado e bem sinalizado. No entanto, a euforia passa longe do técnico Evandro Guimarães. Ele faz questão de lembrar que o Alviverde ainda não ganhou nada, e que é preciso vencer os 90 minutos restantes para ficar com o primeiro lugar do pódio.
Nesta sexta-feira, logo após o treino realizado no Barradão, em Salvador, o treinador conversou com exclusividade com o GloboEsporte.com. Durante o curto bate-papo, ele falou que, se quiser ficar com o título, o Conquista não pode abrir mão de jogar no domingo.
– Não tem outra saída. Temos que jogar. Procurar impedir as jogadas de ataque deles e, dentro do nosso sistema, neutralizar a pressão, sair no contra-ataque. Certamente terão erros das duas partes, e temos que explorar os erros deles. Tanto os erros da parte ofensiva quanto na defensiva. É ter tranquilidade. Nossa equipe resiste bem ao jogo. Essa é uma das nossas virtudes. Precisamos ter um pouco de tranquilidade no início da partida e ter tranquilidade para neutralizar essa pressão – disse o técnico.
Durante o treino desta tarde, o Conquista trabalhou a marcação sob pressão no campo de ataque. Evandro Guimarães quer que o time pressione a saída de bola na partida de domingo. Entretanto, o treinador do Bode sabe que as dimensões do gramado da Arena Fonte Nova impossibilitam a estratégia durante todo o jogo.
– Perdeu a bola, temos que manter a pressão. Se voltarmos muito, talvez não dê tempo de recompor o meio. Não vamos trabalhar com marcação sob pressão, porque a Fonte Nova é muito grande. Nem o Bahia consegue marcar sob pressão. Vamos trabalhar com as situações do jogo e tentar sair com o resultado positivo afirmou.
Após a final de domingo, o Vitória da Conquista pode perder jogadores. A boa campanha no Campeonato Baiano chamou a atenção de outros clubes. Especulações apontam que o lateral-direito Apodi é alvo do Vitória. Evandro Guimarães assume que existe um assédio sobre os atletas que comanda. Ele tem conversado com o elenco para focar na partida deste domingo e só depois pensar na possibilidade de defender outra equipe.