Globo Esportes

19

Quanto vale uma partida da seleção brasileira? Mais de US$ 1 milhão, desde que o esquadrão nacional entre em campo com força máxima. Esses são os termos do acordo para gestão de amistosos da equipe, revelado neste domingo pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. O Estadão teve acesso a documentos que comprovam a relação entre a entidade e a empresa International Sports Events (ISE), com endereço nas Ilhas Cayman, e duração até 2022. O contrato exige a convocação de força máxima em todos os jogos da seleção brasileira, com redução de 50% do valor em caso de desfalques considerados importantes ou escalação de uma equipe alternativa.

A parceria com a ISE teve início em 2006 e foi renovada por dez anos no final de 2011. O acordo, segundo o jornal, obriga a CBF a prestar esclarecimentos até mesmo em caso de corte ou não convocação por lesão, com a apresentação de atestado médico. Nestas situações, o atleta deve ser substituído por outro com “valor de marketing, habilidades técnicas e reputação” equivalentes. O contrato prevê ainda a cessão de todos os direitos de organização, transmissão dos amistosos e copyright (exploração comercial de tudo relacionado ao evento) para a empresa, além dos períodos de preparação para as duas próximas Copas do Mundo, em 2018 e 2022.

O acordo com a ISE foi firmado ainda na gestão Ricardo Teixeira. Segundo o jornal, seus sucessores, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, chegaram a negociar com um novo parceiro em 2012. As conversas, no entanto, não evoluíram. Atual mandatário, Del Nero, por sua vez, não vê a parceria em vigor como lesiva para entidade e a trata como artifício para evitar prejuízo em partidas menos rentáveis.

Diretor de seleções, Gilmar Rinaldi revelou ao site UOL que todas as convocações passam pelo crivo do presidente da CBF. O dirigente, por outro lado, garantiu que nunca houve qualquer tipo de interferência comercial nas listas.

– Muitas vezes, esse procedimento (de mostrar a convocação para o presidente) é para um amistoso que tenha e ele não quer que o time vá totalmente desfalcado. É uma proteção para que os melhores estejam sempre nos jogos. Por isso a gente faz questão de apresentar a lista antes, mas ele não nos pede para fazer mudanças.