Globo Esportes

20150729123040_19

O Campeonato Brasileiro feminino deste ano contará com reforços de ouro. Buscando tirar as jogadoras do “regime de concentração”, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em decisão conjunta com a comissão técnica, decidiu incluir as atletas da seleção permanente – campeãs no futebol feminino no Pan 2015 – na competição nacional. Para deixar a disputa equilibrada, as jogadoras que não se transferirem para clubes do exterior serão selecionadas pelos clubes na forma de draft ou como a entidade coloca, sistema de seleção – comum na NBA. O mecanismo evita que uma equipe não concentre todas as atletas em seu elenco.

– Na verdade vão participar da fase de oito times. Nós vamos criar um draft (colocado pela CBF como sistema de seleção) para que aquelas que permaneçam no Brasil possam ser escolhidas uma a uma – disse Marco Aurélio Cunha, diretor de futebol feminino da CBF, em declaração ao GloboEsporte.com nesta quinta-feira.

As jogadoras entrarão apenas na segunda fase do Brasileiro, quando estarão disponíveis oito equipes. A estreia do campeonato ocorre em 9 de setembro. Na fase inicial, serão quatro grupos com cinco clubes. Em seguida, avançam os dois melhores de cada grupo que formam duas chaves de quatro – é neste momento que as medalhistas entram na competição. Logo depois, se iniciam as semifinais e posteriormente a final – as fases com partidas de ida e volta.

Confira os grupos da primeira fase:

Grupo 1:
Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Pinheirense (PA), Rio Preto (SP) e Santos (SP)
Grupo 2:
Centro Olímpico (SP), Duque de Caxias (RJ), Flamengo (RJ), Kidermann (SC) e Portuguesa (SP)
Grupo 3:
América (MG), Foz Cataratas (PR), Mixto (MT), São Francisco (BA) e São José (SP)
Grupo 4:
Botafogo (PB), Caucaia (CE), Tiradentes (PI), Viana (MA) e Vitória (PE).