Futebol Interior

1240-8011_1

A parte de cima da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro pegou fogo neste sábado, quando foram realizados seis jogos que encerraram a 34. O Santa Cruz venceu duelo direto contra o Bahia, entrou no G4 pela primeira vez e esquentou a briga com o rival Náutico. Enquanto o Vitória vê a elite de mais perto, após mais uma vitória, o Botafogo adiou a festa pelo retorno.

Os torcedores do Botafogo terão que esperar um pouco mais para soltar todas as emoções contidas desde o final melancólico de 2014. Podendo confirmar o acesso com uma vitória, o Fogão acabou derrotado para o Criciúma por 1 a 0 para o Criciúma, no Heriberto Hülse, e teve que adiar a festa do retorno a elite do futebol brasileiro. Em caso de vitória, o time garantiria a classificação. O Tigre, que não tem nada a ver com isso, conseguiu respirar um pouco na briga contra o rebaixamento.

Com o resultado, o Botafogo segue na liderança da competição, com 65 pontos, o que não garante sua classificação matemática para a Série A. Já o Criciúma chegou aos 42 pontos e conseguiu abrir quatro pontos do primeiro time na zona de rebaixamento, o Macaé.
Com belo gol do jovem Vander, o Vitória derrotou o Macaé, por 2 a 0, no início da noite deste sábado, no Moacyrzão, no interior do Rio de Janeiro O resultado manteve o time baiano em terceiro lugar, com 60 pontos, cinco na frente do Náutico, quinto colocado.

O Macaé, por outro lado, se complicou na luta pela permanência na segunda divisão. O time entrou na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 38 pontos, perdendo a vaga para o Ceará, que tem a mesma pontuação, no número de vitórias (10 a 9).

O Bahia bem que tentou, mas acabou surpreendido pelo Santa Cruz em plena Arena Fonte Nova. Na tarde deste sábado, o clube baiano acabou levando a virada por 2 a 1 e ficando longe do G4 bem na reta final do torneio.

Com o resultado, o Bahia despencou na tabela de classificação. Antes quarto colocado, o clube baiano ficou apenas no meio da tabela, com 54 pontos. Um dos times que o ultrapassou foi o Santa Cruz, time que volta a rondar as primeiras colocações, com 55. O clube pernambucano não perde há três rodadas.

O Náutico está mais vivo do que nunca na briga pelo acesso Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela 34ª rodada acumulou sua segunda vitória seguida ao bater o Paraná, por 2 a 0, sem grandes dificuldades e chegar a quinta colocação, com 55 pontos, mesma pontuação do Santa Cruz, mas perdendo no saldo de gols (- 10 a 4).
Os gols foram marcados ambos no primeiro tempo, com Rafael Pereira e Daniel Morais, com menos de trinta minutos de jogo. Por sua vez, o Paraná com 43 pontos ainda fica precisando de alguns resultados para escapar de vez do rebaixamento, no momento, está cinco pontos do Macaé, primeiro time entre os quatro últimos.

Quem ajudou o Santa Cruz a permanecer no G4 foi o Sampaio Corrêa. À noite, no encerramento da rodada, o Sampaio Corrêa ficou no empate com o Oeste, por 1 a 1, no Castelão, em São Luis, e não conseguiu entrar no G4. O time maranhense ficou em sétimo lugar, com 54 pontos, ainda na briga, mas fora do grupo dos primeiros. O Oeste caiu para o 14º lugar. com 42 pontos, apenas quatro na frente do Macaé, que fecha o Z4.

Ainda, no Rei Pelé, em Maceió, o CRB goleou o Atlético-GO, por 4 a 1, se mantendo tranquilo em 11º lugar, com 47 pontos, longe do rebaixamento e do acesso. Os goianos estão em 13º, com 43, correndo poucos riscos de queda.

Dois clubes já estão rebaixados para a Série C em 2016: o lanterna Mogi Mirim, com 22 pontos, e o Boa Esporte, com 24. A terceira vaga deve ficar mesmo com o ABC, 18.º colocado, com 28 pontos. Depois de 29 rodadas, o Ceará deixou a zona de degola, após sua quarta vitória seguida. Chegou aos mesmos 38 pontos do Macaé, que perdeu do Vitória, e tem menos vitórias que os cearenses: 10 a 9. Sem contar que o Macaé enfrenta problemas com salários atrasados e acaba de demitir o fraco técnico Josué Teixeira. Demorou demais para a diretoria mexer. Agora parece tarde.