Atarde

750_2017426212547322

Depois de 15 anos sem se enfrentar numa grande decisão na Copa do Nordeste, Bahia e Vitória sacodem a poeira nesta quinta-feira, 27, às 20h30, no Barradão, no primeiro jogo que define quem avança à final do torneio.

A última vez em que as duas equipes foram com força total a um Ba-Vi decisivo no Nordestão foi na final de 2002, quando o Bahia sagrou-se campeão pela segunda vez.

Depois disso, Bahia e Vitória voltaram a se encontrar, mas com equipes alternativas. Em 2010, data da última partida entre Tricolor e Rubro-Negro na Copa do Nordeste, os times eram de reservas e juniores.

O duelo também confirma o favoritismo da Bahia: essa é a 13ª vez que um time baiano decide o campeonato. Além de 2002, em 1999 e 1997 a final também foi entre o Tricolor e Rubro-Negro.

Juntos, Bahia e Vitória têm o mesmo número de todos os outros estados participantes da Copa do Nordeste somados. Pernambuco conta com cinco aparições em decisões, Ceará com duas, assim como Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, com 13 finais.

Bahia fez cinco finais, triunfando em duas, e Vitória foi a sete, ganhando quatro. Esse número sobe contar o Torneio José Américo de Almeida Filho, vencido em 1976 pelo Leão. O campeonato foi reconhecido pela CBF como regional.