:: 11/maio/2017 . 10:01
Quartas de final do Campeonato de Futebol da Zona Rural acontece neste final de semana
Por Luciano Pina
Foto Esportes do Sudoeste

A quarta de final do Campeonato de Futebol da Zona Rural, promovido por Reinaldo Freitas, acontece na tarde deste domingo (14), com a realização dos jogos de ida.
Pela a categoria de aspirantes, a equipes do Boca Junior e Roseira se enfrentam as 14h30, na Vereda. No mesmo horário os times da baixa do Cedro e Cachoeira das Araras jogam na Baixa do Cedro. Os jogos de volta serão realizados no outro domingo (21), invertendo os mando de campo.
As equipes do Itapirema e Palmeiras já estão nas semifinais.
Na categoria de titulares, o Pradoso duela contra o Batuque, as 15h30, no Pradoso. No mesmo dia e horário Palmeiras e Baixa do Cedro mede forças no Simão. As partidas de volta serão realizados no outro domingo (21), invertendo os mando de campo.
Lagoa da Visão e Portuguesa estão nas semifinais.

A organização divulgará a arbitragem nesta sexta (12).
Quatro partidas complementam a quinta rodada do municipal no fim de semana
Por Luciano Pina
Foto Esportes do Sudoeste

A quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol será complementada com quatro partidas neste final de semana no estádio Edvaldo Flores.
No sábado (13), as 15h15 se enfrentam o Santos e Vitória da Conquista. O time do Alto Maron é o sexto colocado na tabela de classificação com sete pontos. Já o Bodinho é o décimo primeiro com cinco pontos.
As 17h50 acontece o confronto entre Simonassi e Brasil da Limeira. O time do Periperi ocupa segunda colocação com nove pontos. Enquanto a equipe da Limeira é o décimo com seis.
Já no domingo (14), as 08h50 jogam Beira-Mar e Portuguesa. O Beira-Mar é quinto com sete pontos. Já a Portuguesa é o penúltimo com zero.
A rodada será encerrada no domingo (14), as 10h50, com o confronto entre Vila da Conquista e Kadija. O Vila é o oitavo com sete pontos. Enquanto o Kadija é o décimo segundo com quatro.
Nesta sexta (12), a LCDT vai anunciar a escala de árbitros para os confrontos.
Conquistense Marielson Alves será árbitro assistente adicional no jogo Flamengo e Atlético-MG, pela Serie A
Por Luciano Pina

Após ser eleito o melhor árbitro do Campeonato Baiano, o conquistense Marielson Alves Silva foi escalado pela CPF para trabalhar como árbitro assistente adicional na partida entre Flamengo e Atlético-MG, que acontece neste sábado (13), às 16 horas, no estádio do Maracanã, na abertura do Campeonato Brasileiro da Serie A.
O AAA é aquele árbitro que fica ao lado das traves e que tem a função de assistir o juiz do jogo sobre as bolas que possam entrar no gol, além das que saem pela linha de fundo.
O confronto terá a arbitragem de Jailson Macedo de Freitas, auxiliado por Alessandro A. Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira. O 4º árbitro será Jucimar dos Santos Dias. O outro arbitro assistente adicional será Diego Pombo Lopez.
Todinho e Thallyson são apresentados oficialmente pelo Vitória
Bahia Noticias

O gerente de futebol do Vitória, Petkovic, apresentou nesta quarta-feira (10), o atacante Todinho e o lateral-esquerdo Thallyson para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Todinho, de 22 anos, que estava no Conquista, se diz preparado para atuar pelo Rubro-negro. “Primeiramente agradecer a Deus. A gente já nasce preparado. Vamos trabalhar para que possamos fazer um bom campeonato e ajudar o Vitória”, disse o jogador, em entrevista coletiva.
Thallyson adotou um discurso parecido e falou um pouco das suas características. “Minha característica é de ser bem ofensivo, que gosta de atacar bastante, chegar à linha de fundo, mas lógico que com responsabilidade. Vou dar o meu melhor”, declarou. Todinho assinou contrato até dezembro de 2018, enquanto Thallyson, de 25, firmou compromisso até o fim desta temporada.

Clubes ainda resistem à obrigatoriedade de time feminino, mas dirigente da CBF diz: “Caminho sem volta”
Globo Esportes

Foi tema de debate nesta quarta-feira durante o seminário Somos Futebol, na sede da CBF, a obrigatoriedade imposta pela Conmebol para que os times masculinos tenham equipes femininas e assim sejam autorizados a disputar a Libertadores entre os homens a partir de 2019. Reynaldo Buzzoni, diretor de registros da CBF, afirmou que é um caminho sem volta, mesmo que alguns grandes clubes ainda sejam contra a medida. A regra passará a ser ainda mais radical ao longo do processo. Exemplos como as parcerias como do Flamengo com Marinha e Corinthians com Audax não serão mais permitidas em um segundo momento. Ele explica que é importante que os clubes desenvolvam suas próprias estruturas com campos, centros de treinamento e não apenas cedam a camisa a outra agremiação para trabalhar com a modalidade.
– A questão do licenciamento será implementado por etapas. A exigência da Conmebol para 2019 é que os clubes tenham time feminino. Atualmente são somente 14 (masculinos com times femininos) nas competições da Conmebol. Primeiramente o clube autoriza que se faça parceria, mas depois será exigido que tenha estrutura e não só distribuir as camisas. Será por etapas. Muitos clubes grandes são contra, mas é um caminho sem volta. Na Premier League, todos têm time feminino. Vamos caminhar para chegar lá – disse Buzzoni.
Emily Shaw, head de liderança e governança do futebol feminino da Fifa, garantiu que a entidade máxima do futebol apoia totalmente a nova medida e afirmou que seria uma grande ação se a Uefa seguisse o mesmo exemplo e aplicasse a mesma regulamentação. Na Europa, alguns países garantem bom desenvolvimento para a modalidade como a Inglaterra em que os principais clubes têm times femininos. Mas na Espanha, por exemplo, o Real Madrid ainda não acha o negócio atrativo.
– Fantástico movimento. Conmebol está liderando isso. Incrível ferramenta para abrir caminho para o futebol feminino. Meu desejo seria que isso fosse copiado pelas outras confederações. Imagine se Uefa fizesse isso também.
Lorena Soto, gerente de desenvolvimento de futebol feminino da Conmebol, aposta que até mesmo haverá maior motivação das atletas por vestirem camisas de grandes clubes e também por parte de torcedores, que verão seus times de coração envolvidos.
– É muito importante para o desenvolvimento do futebol na América do Sul. Trabalho de muito tempo. A realidade é que é tempo de investir em futebol feminino. Algo muito importante para todos. Se naquela época que eu jogava me falassem que eu teria a oportunidade de jogar em um time reconhecido seria uma motivação extra. Para a profissionalização é muito importante. Já existe um mercado de futebol masculino e vai abrir o mercado do feminino. Se os torcedores gostam do seu time porque não se apaixonar também pelo seu time no feminino.
Lorena ainda colocou que a medida cria uma obrigatoriedade saudável até mesmo para a Conmebol desenvolver competições de base femininas mais fortes.
– Pelo lado da preparação, melhor estrutura para a atleta, melhores campos e um ganho para sua seleção nacional. Muitas treinam atualmente em campo sem grama. É necessário para se desenvolver ter as condições. Essa medida cria uma obrigação para a Conmebol de pensar categorias de base. Gerar uma estrutura de base para que os clubes também possam se nutrir de jogadoras jovens e praticando a modalidade.
Questionada se não seria mais um custo aos grandes clubes brasileiros, que já possuem dívidas e buscam saná-las, Lorena declarou que não se deve pensar em futebol feminino como um custo e sim como investimento. Ela ressaltou que a modalidade ainda não foi totalmente explorada e tem um longo caminho de lucros possíveis.
– Não se fala mais em custo. Pensamos que o futebol feminino é investimento para a Conmebol. Fazendo agora com o planejamento certo. É um mercado que ainda não se desenvolveu. Não é um custo, é um investimento que também tem uma evolução para a mulher na sociedade.
Definitiva, Lorena finalizou: – Será uma transição necessária e que tem que ser feita.
Para se ter uma ideia dos clubes mais tradicionais que já aderiram à modalidade, Corinthians, Sport, Grêmio, Santos, Flamengo, Ponte Preta e Vitória-Ba são os clubes presentes no Brasileiro feminino Série A1. Na Série A2, a segunda divisão, estão Náutico, Portuguesa, e América-MG.
Fifa quer mulheres apitando jogos masculinos; Mundial de Clubes feminino é descartado
O Globo

O departamento de futebol feminino da Fifa entregará em setembro de 2017 as novas diretrizes para o maior desenvolvimento da modalidade no mundo. As medidas visam dar mais integração com o restante dos departamentos da entidade e até mesmo entre homens e mulheres no futebol. Um dos objetivos é colocar mulheres apitando jogos masculinos e não apenas atuando como auxiliares, como já ocorre no Brasil. Tornar algo recorrente nas grandes ligas pelo mundo. A ação, de acordo com Emily Shaw, head de liderança e governança do futebol feminino na Fifa, deve começar em competições de base.
– Um dos nosso objetivos é colocar mulheres apitando jogos masculinos – disse ela nesta quarta-feira durante o seminário Somos Futebol, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Outra alteração significativa é a entrada das transferências internacionais de jogadoras no TMS, sistema online da Fifa criado em 2010 que cuida atualmente do processo somente entre os homens. A ideia da entidade ao integrar as mulheres no processo é mostrar que se dá valor e relevância ao futebol feminino. Emily afirma que é um reconhecimento de que a modalidade existe.
– É formalmente reconhecer que o futebol feminino existe e está aí para ficar. É um grande passo. A Fifa reconhece que o futebol feminino pode ser profissional e passa uma mensagem aos apoiadores criando esse novo item no regulamento.
A onda de inovações é grande, mas, em termos de competições, a Fifa não pretende criar nenhum novo torneio por enquanto. Questionada pelo blog sobre a possibilidade de se ter um Mundial de Clubes feminino, ela garantiu que não é o momento de dar esse passo.
– Acreditamos que é muito prematuro criar um Mundial de Clubes feminino. Primeiro precisamos dar suporte às outras Confederações. Uefa tem uma grande competição – Champions League. Conmebol a mesma coisa com a Libertadores. A Fifa acredita ser prematuro e o objetivo e dar suporte às outras confederações, desenvolver suas ligas em um alto nível e criar outras versões da Champions League em outras confederações.
A preocupação da Fifa, no entanto, persiste. A entidade acredita que o nível de competição está crescendo, mas as condições e estrutura em diversos países não estão evoluindo ao mesmo tempo. O poderio econômico também fala mais alto nesse desenvolvimento. A Inglaterra, por exemplo, tem em seu planejamento investir 15 milhões de libras (cerca de R$ 61 mi) no futebol feminino nos próximos quatro anos. Em comparação, a Colômbia tem por objetivo investir dois milhões de dólares por ano na modalidade, o que daria no total de quatro anos seis milhões de libras.
A mais rica das confederações e com um grande sucesso da Champions feminina, a Uefa irá investir nada menos do que 20 milhões de euros (R$ 69 milhões) nos próximos quatro anos.
Brasileirão começa com técnicos mais jovens e agora protagonistas
Globo Esportes

Em dezembro do ano passado, em um curso de aperfeiçoamento de treinadores na CBF, o professor pediu a seus alunos que se reunissem em pequenos grupos para fazer um trabalho. Jair Ventura, 38 anos, logo puxou uma cadeira e se juntou a Zé Ricardo, 45, e Eduardo Baptista, 47. Ali estava, em uma sala de aula, a personificação de um rejuvenescimento do mercado brasileiro de técnicos – uma renovação com reflexo na Série A deste ano, que começará com a menor média de idade entre os comandantes desde 2010.
Em comparação com a temporada passada, a queda é superior a três anos. A média dos treinadores na primeira rodada do Brasileirão de 2016 foi de 53 anos; em 2017, com começo neste sábado, será de 49,5 – levando em conta o interino do Vitória, Wesley Carvalho, já que o clube ainda não anunciou o substituto de Argel Fucks.
Quebrar a barreira dos 50 anos é simbólico. A última vez que isso aconteceu foi em 2010 – média de 48,9. A diferença agora é que os novatos são protagonistas. E os Estaduais deixaram isso bem claro.
Em São Paulo, o campeão foi Fábio Carille, do Corinthians, que tem 43 anos e vive sua primeira temporada como treinador de um elenco profissional; no Rio, o título ficou com Zé Ricardo, 45, alçado no ano passado ao comando do grupo principal do Flamengo; em Minas Gerais, a taça ficou com Roger Machado, 42 – que tem no Atlético-MG seu quarto clube, depois de passar por Juventude, Novo Hamburgo e Grêmio em três anos de carreira.
Dos 16 clubes que disputaram o Brasileirão passado e estarão novamente na edição de 2017, apenas cinco apostaram em treinadores mais velhos do que na temporada passada (levando-se em conta a primeira rodada): Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Ponte Preta e Vitória. Três repetem o treinador (Atlético-PR, Palmeiras e Santos). Os demais preferiram técnicos mais jovens. E é importante observar que os cinco mais novos treinam equipes que estão entre as mais populares do país – clubes como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo.

São Paulo encara o Defensa y Justicia por vaga na segunda fase da Sul-Americana
Estadão

O São Paulo precisa vencer o Defensa y Justicia, da Argentina, nesta quinta-feira, às 21h45, no estádio do Morumbi, na capital paulista, para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana pois no primeiro duelo, fora de casa, houve empate sem gols. Se o resultado se repetir, a decisão será nos pênaltis. O principal desfalque é o zagueiro Maicon, que está suspenso, e dará lugar a Lucão, que ganhou a disputa para ser titular.
Esse será o primeiro jogo do São Paulo em quase três semanas depois das eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Durante esta “intertemporada”, o técnico Rogério Ceni tratou de corrigir os problemas das jogadas aéreas da equipe e pensou em estratégias para vencer adversários que se defendem muito bem.
Foi diante de rivais deste tipo, como Cruzeiro e Corinthians, que o São Paulo sofreu e foi eliminado. Nas partidas de ida contra eles o time tricolor não conseguiu furar o bloqueio e acabou sofrendo gols que deixaram a equipe em situação mais delicada.
Por isso, o treinador fez questão de buscar estratégias porque enfrentará um adversário argentino que usa três zagueiros e alas bem posicionados atrás. “Vamos enfrentar uma equipe que explora bastante a velocidade dos atacantes, joga com três zagueiros e acredito que vai vir fechadinha aqui. O Rogério vai passar os vídeos e vamos estudar bem, para que possamos fazer um grande jogo e conquistar a vitória”, comentou o lateral-direito Bruno.
Nos pênaltis, Cruzeiro perde para o Nacional e cai na Sul-Americana
Gazeta Esportiva

Três dias depois de perder o Campeonato Mineiro para o maior rival, o Cruzeiro sofreu mais uma queda. A Raposa foi eliminada da Copa Sul-Americana para o Nacional do Paraguai, na noite desta quarta-feira, em confronto em Assunção, após perder por 3 a 2 nos pênaltis – 2 a 1 no tempo normal.
O Cruzeiro venceu o primeiro jogo, no Mineirão, há pouco mais de um mês, por 2 a 1. Mesmo com a vantagem na volta, a Raposa não conseguiu segurar o ataque do Nacional e perdeu no tempo normal pelo mesmo placar. Na disputa de pênaltis, o time celeste teve a chance de ficar duas vezes na frente, mas errou e viu a eliminação escapar com um cobrança displicente de seu camisa 10, Arrascaeta.
O Cruzeiro fez um jogo que parecia ser fácil se transformar em difícil. A equipe celeste abriu o placar no começo do primeiro tempo, mas perdeu forças e viu o Nacional ganhar espaço até o empate. Quando era melhor na etapa complementar, a Raposa levou mais um gol. Em quase nenhum momento do jogo o time celeste conseguiu aproveitar a superioridade técnica.
O grupo de Mano Menezes volta a campo no próximo domingo, no Mineirão, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
Fluminense perde do Liverpool-URU, mas avança à segunda fase da Sul-Americana
Estadão

Aparentemente anestesiado depois da perda do título do Campeonato Carioca, no domingo, o Fluminense fez nesta quarta-feira um de seus piores 45 minutos da temporada. Mas, após a apatia generalizada no primeiro tempo, a equipe reagiu na etapa final, controlou o duelo e avançou à segunda fase da Copa Sul-Americana ao perder para o Liverpool-URU por 1 a 0, no estádio Centenário, em Montevidéu.
Como vencera a ida por 2 a 0, o time carioca passa com o placar agregado de 2 a 1.
Classificado, o Fluminense aguarda o sorteio que definirá os duelos da segunda fase da Sul-Americana, anterior às oitavas de final. E, neste domingo, por sua vez, a equipe recebe o Santos no Maracanã, na estreia do Campeonato Brasileiro.









