Globo Esportes

Se depender do histórico do Campeonato Brasileiro, o torcedor corintiano pode ficar ainda mais confiante na conquista do título da competição. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, em apenas três edições o campeão do primeiro turno não levantou a taça no fim da temporada.

Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012) foram os únicos clubes que lideravam após a primeira metade da competição, mas não conseguiram se manter na ponta. Todos eles terminaram na segunda colocação. Ou seja, se classificaram para a Taça Libertadores do ano seguinte.

O próprio Corinthians viveu isso em três oportunidades. Em 2005, o Timão virou o turno na primeira colocação, com 42 pontos. Apesar do escândalo de manipulação de resultados, o clube conseguiu se manter na liderança e ficou com o título. Em 2011, o clube encerrou a primeira metade com 37 pontos, três a menos do que em 2015.

Mesmo ainda faltando duas rodadas para o fim do primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians já garantiu o título simbólico. O Timão tem 41 pontos, oito a mais do que o Grêmio, vice-líder. O feito é comemorado pelo técnico Fábio Carille.

Invicto há 32 partidas, o Corinthians volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG, às 21h, no Mineirão, pela 18ª rodada do Brasileirão.