Globo Esportes

A seleção brasileira titular se consolidou num processo natural, conduzido por vitórias e bom futebol, desde que Tite assumiu o comando, em agosto do ano passado. O técnico já não procura mais um time, mas sim alternativas para mudar o rumo de um jogo, segurar um resultado, ou mesmo enfrentar rivais de posturas táticas e técnicas diferentes.

É por isso que, no amistoso contra o Japão, na próxima sexta-feira, dois titulares que se mostraram essenciais, Renato Augusto e Paulinho, podem ficar fora. Suas posições-funções – termo vastamente repetido por Tite – caberiam a Fernandinho e Philippe Coutinho, respectivamente.

O técnico tem repetido em suas últimas entrevistas que pretende observar Casemiro e Fernandinho juntos por mais minutos. Mais do que garantidos da Copa do Mundo, esses volantes de Real Madrid e Manchester City disputam a posição do “1” que atua entre as duas linhas de quatro, à frente da defesa.

Brasil e Japão se enfrentarão às 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira, no estádio Pierre Mauroy, na cidade de Lille.