Conquistenses participam da 24ª Maratona Internacional de São Paulo no domingo (8)
Blog da Resenha Geral

Adepto das corridas há anos, o servidor público municipal Edilson Silva, 37 anos, intensificou sua rotina de atleta nas últimas dez semanas. Nesse período, ele cumpriu uma programação que variou de três a quatro treinamentos por semana, aumentando a intensidade nos sábados e domingos. Em média, percorreu entre 60 e 80 quilômetros a cada semana.
A mudança foi necessária porque, no próximo domingo, 8 de abril, Edilson faz sua estreia em maratonas – justamente na 24ª Maratona Internacional de São Paulo.
Antes disso, ele disputou duas meias-maratonas (ambas com percursos de 21 quilômetros) e outras cinco corridas, sendo duas com percursos de dez quilômetros e uma de cinco. Em lugar das ruas e avenidas de Vitória da Conquista, nas quais já está habituado a correr, ele percorrerá 42 quilômetros de vias da capital paulista, em disputa com outros atletas – amadores e de elite – vindos de vários países.
“Antes mesmo de começar a correr, eu sempre tive vontade de participar de competições de atletismo. Então, só por estar disputando essa maratona internacional, já é um sonho realizado para mim”, comemora Edilson.
Além dele, Vitória da Conquista será representada na Maratona Internacional de São Paulo por outro servidor da Prefeitura: Ivan Bie, 33, que, desde 2008, é agente de segurança patrimonial na Secretaria de Serviços Públicos. Da mesma forma que Edilson, ele é estreante em maratonas. “Apesar de não ser um atleta profissional, estarei realizando um sonho antigo. É sempre um prazer levar o nome de Vitória da Conquista. Moro aqui desde 1999, e, por isso, me sinto um conquistense”, conta o atleta.
‘Atleta dedicado’ – Embora se defina como um “atleta amador”, Edilson segue a disciplina que se espera de um atleta profissional – mesmo tendo que se desdobrar para se dedicar aos treinamentos, já que trabalha durante oito horas diárias como técnico agrícola na Secretaria Municipal de Agricultura.










