Libertadores: Brasil herda vaga do México e bota Galo na fase de grupos
Globo Esportes

O Brasil herdou uma das vagas do México na fase de grupos da Libertadores da América. O lugar extra será destinado ao quarto colocado do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG. Com isso, o país disputará a etapa de chaves com seis equipes: as quatro primeiras do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG), o campeão da Copa do Brasil (Grêmio ou Galo) e o campeão da Sul-Americana (Chapecoense).
A informação foi confirmada ao GloboEsporte.com por Robert Harrisson, presidente da Federação Paraguaia de Futebol e integrante do Conselho Executivo da entidade sul-americana. Por volta de 22h30 desta terça-feira, a Conmebol divulgou um comunicado confirmando as seis vagas na Libertadores para o Brasil. O sorteio dos grupos da competição será no próximo dia 21 de dezembro, em Assunção.
As outras duas vagas do Brasil levam à fase prévia e são destinadas ao quinto e ao sexto colocados do Brasileirão – ou ao sexto e ao sétimo, caso o Atlético-MG ganhe a Copa do Brasil (nesse caso, o quinto do Brasileiro teria vaga direta). Atlético-PR, Botafogo, Corinthians e Grêmio estão na briga por essas vagas.
A Libertadores terá três fases prévias. Na primeira, disputada no início da segunda quinzena de janeiro, são três jogos envolvendo equipes de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai – os encontros serão definidos por sorteio. Esses países ganharam uma vaga a mais. Desta etapa, saem três times para as fases seguintes, onde estão os dois brasileiros sem vaga direta. Aí ocorrem oito confrontos, de onde restarão outros quatro duelos. Os quatro vencedores desses duelos irão à fase de grupos.










