PMVC

Esta semana foi marcada pelo início da série A do Campeonato Baiano de Futebol 2023, popularmente conhecido como Baianão. E, apesar de não ter representante na elite do futebol, Vitória da Conquista sediou, no Estádio Municipal Lomanto Júnior, ontem (11) e anteontem (10), as partidas de estreia entre o Itabuna Esporte Clube e a Jacobinense e o Barcelona de Ilhéus e o Atlético de Alagoinhas.

Isso aconteceu porque tanto o Dragão do Sul, como é chamado o time itabunense, quanto a Onça Pintada, como é conhecido o Barcelona, não estavam com seus estádios habilitados a tempo para o início da competição e tiveram de mandar seus jogos em Conquista. Os presidentes de ambas as equipes agradeceram a Prefeitura pela cessão do Lomantão nesta primeira rodada da competição.

“Gostaríamos de agradecer a prefeita Sheila Lemos, ao secretário Xangai e ao coordenador Luciano Pina. Foi uma satisfação para o Barcelona poder mandar seu jogo aqui, enquanto nosso estádio ficava pronto. Ano passado, como Conquista tinha o Esporte Clube Primeiros Passos na 1ª divisão, não pudemos mandar nossos jogos aqui e tivemos de ir para Feira de Santana, que é mais distante. Nossa sensação é de gratidão por mais uma vez ser acolhida por essa cidade coirmã, que respira esporte”, assegurou o gerente de futebol do Barcelona, Danilo Rabat.

“Sem dúvida, a liberação do Lomanto Júnior pela Prefeitura foi muito importante não só para o Itabuna, mas para a competição como um todo, visto que várias equipes tiveram dificuldades iniciais em ter os laudos dos seus estádios prontos para que pudessem efetuar os jogos neles. Se não tivesse sido liberado, teríamos que viajar para um local mais distante, e quanto mais distante, mais custo você tem. A cessão da Prefeitura abrilhantou a competição. Só temos a agradecer”, afirmou o presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier.

Para receber as partidas da primeira rodada do Baianão 2023, além dos laudos estarem válidos, a equipe da Prefeitura executou a limpeza geral na área externa do estádio, aparou o gramado e pintou os vestiários. A cargo das equipes visitantes ficou o custo com os serviços terceirizados, como gandulas, maqueiros e bilheteria.

Segundo o coordenador municipal de Esporte, Luciano Pina, o Estádio Municipal Lomanto Júnior é vistoriado periodicamente pela equipe da gestão para que ao receber a vistoria da Federação Bahiana de Futebol esteja tudo pronto. “Estamos sempre cuidando do gramado, fazendo as manutenções necessárias, principalmente, porque temos colocado alguns jogos do futebol amador lá. Nosso estádio está sempre preparado não só para o Baiano, mas para o Brasileiro e Copa do Brasil”, disse.

A partir de agora, após liberação da Federação Bahiana de Futebol, a Onça Pintada terá seu mando de campo no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Já o Dragão do Sul aguarda aprovação dos laudos para que possa mandar seus jogos no Estádio Ribeirão, em Camacã.