Correio

A Copa do Mundo de 2026 acabou de terminar, mas já deixou saudade. A espera pelo próximo Mundial, porém, promete valer a pena: a edição de 2030 será histórica antes mesmo da bola rolar. Pela primeira vez, a competição será disputada em três continentes diferentes, terá seis países envolvidos na organização e marcará os 100 anos da primeira Copa da história, realizada no Uruguai, em 1930.

O principal bloco de sedes será formado por Espanha, Portugal e Marrocos, que receberão a maior parte dos jogos. A previsão inicial é que 101 das 104 partidas sejam realizadas nesses três países. Como parte da celebração do centenário do torneio, Uruguai, Argentina e Paraguai também terão jogos, com as partidas inaugurais sendo realizadas na América do Sul.

A ideia de levar os primeiros confrontos para o continente sul-americano surgiu como uma homenagem à primeira Copa da história, disputada no Uruguai. O Estádio Centenário, em Montevidéu, palco da final do Mundial de 1930, será uma das arenas envolvidas na celebração.

A Copa de 2030 terá início oficialmente em 8 de junho, com os jogos comemorativos realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai. As partidas de abertura do torneio envolvendo Espanha, Portugal e Marrocos, estão previstas para os dias 13 e 14 de junho, com a final marcada para 21 de julho de 2030.

Uma das principais novidades em discussão para o Mundial de 2030 é a possibilidade de aumento do número de participantes. Após a Copa de 2026 ter marcado a ampliação de 32 para 48 seleções no Mundial, a Conmebol apresentou uma proposta para que a edição centenária tenha 64 equipes.

A ideia é ampliar a participação de países no torneio comemorativo e permitir que Uruguai, Argentina e Paraguai recebam mais partidas, além dos jogos inaugurais. Caso a mudança seja aprovada, a América do Sul poderia receber até 18 partidas durante a competição.

A proposta, porém, ainda não conta com apoio público de outras confederações. A Fifa informou que irá analisar a sugestão apresentada por um dos membros do Conselho da entidade.

A candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos prevê jogos em 20 estádios. A Espanha aparece como o país com maior número de arenas indicadas, com 11 estádios, incluindo locais tradicionais como o Santiago Bernabéu, em Madri, e o Camp Nou, em Barcelona.

As cidades espanholas previstas para receber partidas são:
Madri;
Barcelona;
Sevilha;
Málaga;
Bilbao;
San Sebastián;
La Coruña;
Zaragoza;
Las Palmas.

No Marrocos, seis cidades aparecem no projeto:
Casablanca;
Agadir;
Fès;
Marrakesh;
Rabat;
Tânger.

Portugal terá três estádios em duas cidades-sede:

Estádio da Luz, em Lisboa;
Estádio José Alvalade, em Lisboa;
Estádio do Dragão, no Porto.

Na América do Sul, os jogos comemorativos estão previstos para:
Montevidéu: Estádio Centenário;
Buenos Aires: Monumental de Núñez;
Assunção: Arena Osvaldo Domínguez Dibb, novo estádio projetado pelo Olimpia.