Globo Esportes

O sábado da Fórmula 1 em Silverstone começou mergulhado em porcentagens. No vaivém da polêmica regra do difusor, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tirou da RBR a vantagem de usar 50% dos gases no escapamento aerodinâmico e limitou todas as equipes a 10%, exceto as de motor Mercedes, que ficaram com 20%. Ao fim do treino classificatório, no entanto, nada mudou. E a porcentagem que valeu no fim das contas foi a de sempre: 100% de poles para a RBR na temporada 2011. A diferença é que, desta vez, quem larga na frente é o australiano Mark Webber. Com o tempo de 1m30s399, ele foi para o topo da fila pela segunda vez no campeonato. Ao lado dele larga o alemão Sebastian Vettel, que fez 1m30s431. A segunda fila terá as Ferraris de Fernando Alonso, em terceiro, e Felipe Massa, em quarto.

A corrida começa às 9h deste domingo.O equilíbrio entre os três primeiros foi grande, e a diferença de tempo ficou na casa dos seis décimos. Massa, que não conseguiu acompanhar o pelotão de elite, lamentou não ter conseguido uma boa volta no início do Q3.

As McLarens não conseguiram um bom rendimento. Jenson Button vai largar em quinto, e Lewis Hamilton ficou apenas com a décima posição. O brasileiro Rubens Barrichello sai em 15º. Seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado, colocou a equipe na superpole pela primeira vez no ano e conseguiu um surpreendente sétimo posto no grid.