Galáticos Online

JRS_5247

No início da tarde desta terça-feira (7) a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o lançamento do Campeonato Baiano de Futebol de 2014. O evento, realizado em um restaurante de Salvador, contou com a presença de representantes da entidade máxima do futebol baiano, do governo do Estado, dos 12 times que irão disputar a competição, além da imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol e convidados.

No encontro, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou uma novidade que deve fortalecer ainda mais a disputa estadual. Os clubes do interior terão a ajuda da Caixa Econômica Federal, que irá investir e patrocinar as equipes.

“É um campeonato que repete a fórmula por conta do Estatuto do Torcedor, mas terá algumas novidades, em relação aos patrocínios para que os clubes possam canalizar essas receitas em prol de uma equipe mais competitiva e em prol da gestão profissional”, contou Ednaldo.

A primeira fase do Campeonato Baiano não contará com as participações do Vitória, do Bahia e do Vitória da Conquista. Ambos estarão representando o Estado na Copa do Nordeste 2014.

As demais nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único. Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas, que se juntarão ao Rubro-Negro, o Tricolor e o Alviverde Conquistense. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão de 2015 e a 6º e 7º colocados eliminados do certame.

Já com a presença de Bahia, Vitória e Conquista, a segunda fase, de quartas de finais, será iniciada em 9 de fevereiro e concluída em 23 de março, com jogos de ida e volta em dois grupos. No grupo 2 ficarão Vitória, Vitória da Conquista, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Bahia, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial.

Os dois melhores colocados de cada chave ascendem às semifinais, que serão realizadas nos dias 23 e 30 de março. Já o grande campeão será conhecido após as finais dos dias 6 e 13 de abril. Nos dias 5 e 12 do mesmo mês, acontecerão as disputas do 3º lugar.

O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D do Brasileirão.