:: ‘taça’
LIBERTADORES: Dia D para brasileiros, Santa Fé sonha e River Plate tenta acabar com tabu
Futebol Interior

A Copa Libertadores da América 2015 está chegando ao final. Nesta quarta-feira, Internacional e Cruzeiro, os dois últimos brasileiros presentes na competição, terão uma prova de fogo pela frente. A Raposa enfrenta o temido River Plate. O clube argentino não vive uma de suas melhores fase, mas segue sendo muito respeitado. Já o Colorado desafia o Santa Fé, que sonha em levantar a sua primeira taça. As partidas prometem e tudo pode acontecer nos 90 minutos.
Apesar de estarem em lados opostos na chave, o caminho de Inter e Cruzeiro pode se tornar o mesmo. Os clubes se cruzam se seguirem vivos na competição. Uma derrota, seja para quem for, o trajeto continua como previsto, já que, nesta edição, a final não poderá ser entre dois clubes do mesmo país.
O River Plate, o que tudo indica, não terá a mesma sorte da última rodada, contra o Boca Juniors. Na ocasião, classificou no “tribunal” após o arquirrival ser corretamente eliminado por conta de um torcedor que jogou gás de pimenta nos jogadores do River. Porém, haviam vencido no Monumental por 1 a 0 e ainda tinham a vantagem, diferente do que acontecerá conta o Cruzeiro.
O alçapão foi feito, mas o resultado não ocorreu como previsto. O Cruzeiro se comportou melhor e acabou conquista uma excelente vitória por 1 a 0, o que complicou e muito a vida do River Plate, que terá que quebrar um tabu para avançar. Nesta edição da Libertadores, o clube argentino ainda não conquistou um triunfo sequer fora de seus domínios e a Raposa não perdeu.
O Internacional vem de uma vitória heroica contra o Atlético-MG e enfrenta o Santa Fé precisando correr atrás do prejuízo. Na partida de ida, na Colômbia, acabou perdendo por 1 a 0, fazendo com que precise marcar dois ou mais gols para avançar. Mesmo jogando por um empate, o time colombiano promete ir ao ataque.
No Bode desde o 1º jogo do clube, Silvio quer taça como consagração
Globo Esportes

Feira de Santana, 29 de julho de 2006. O Vitória da Conquista, recém fundado, entrava em campo pela primeira vez na história como profissional para enfrentar o Astro-BA, no estádio Joia da Princesa. Na zaga do time conquistense, um então jovem defensor, filho de Vitória da Conquista, vestia a braçadeira de capitão. Era Sílvio da Silva Almeida, na época com 25 anos. Após dez anos, na defesa do Bode, lá está ele. Mais experiente, com menos cabelos, mas a mesma raça e dedicação. Com mais de 330 jogos com a camisa do Alviverde, Sílvio é o Bode em pessoa.
Na véspera da partida de ida da decisão do Campeonato contra o Bahia, em Vitória da Conquista, o técnico Evandro Guimarães fez um rateio de ingressos entre jogadores e membros da comissão técnica. O massagista Thales foi um dos contemplados. No entanto, ao perceber que o goleiro Viáfara ainda não tinha ingresso, o treinador, visivelmente chateado, pediu que Thales entregasse o seu bilhete ao colombiano – que, afastado do local, não acompanhou o cena. Observador do episódio, Sílvio prontamente chamou Guimarães e lhe deu o ingresso para que fosse repassado para o massagista.
– Rapaz… Você é ídolo mesmo, viu? Tem que ser ídolo para fazer um negócio desse! Você é “retado”! E que moral hein, Thales? – disse o treinador.
O simples e humilde ato do capitão retrata bem a postura do zagueiro de 34 anos. No clube desde antes da sua fundação, quando a Conquista era ainda um projeto social com a intenção de formar jogadores, Sílvio viu a equipe passar de escolinha a força do futebol baiano.
– Aqui começou do zero. Era uma escolinha. O presidente tornou profissional, foi agregando. O que se mantém desde o início é organização e profissionalismo. As outras coisas foram agregando, como a torcida que abraçou o time, os empresários ajudando, é isso que vem desenvolvendo e mostrando a força desse time. Eu estou desde o início, em 2006, quando fomos campeões baianos invictos da Segunda Divisão, que foi o primeiro ano profissional do clube. Eu joguei no primeiro jogo da história do clube. Depois em 2008, tivemos um bom time, que encantou, só que o sistema de disputa era diferente, era pontos corridos, e não teve final. Esse ano, completamos dez anos e chegamos na final – disse o zagueiro ao GloboEsporte.com. Leia o retante da matéria :: LEIA MAIS »
Sem sustos, São Paulo quebra jejum e vai às oitavas ao bater Corinthians
Gazeta Esportiva

O São Paulo não fez seu torcedor passar susto, como havia imaginado na véspera o capitão Rogério Ceni, e avançou às oitavas de final da Copa Libertadores ao ganhar até de forma tranquila, na noite desta quarta-feira, seu primeiro clássico em 2015. Diante de um Corinthians que gozava de invencibilidade na temporada e já classificado – e que atuou com um jogador a menos desde os 18 minutos, após expulsão de Emerson –, Luis Fabiano e Michel Bastos traduziram em gols a boa atuação na vitória por 2 a 0, no Morumbi.
No começo do segundo tempo, o árbitro Sandro Meira Ricci, pressionado um dia antes pela diretoria do São Paulo em virtude de seu histórico extenso de expulsões em jogos da equipe, mandou mais dois jogadores para o vestiário: Luis Fabiano e Stiven Mendoza, que se estranharam em disputa de bola na lateral. O são-paulino recebeu o segundo cartão amarelo por empurrar o corintiano, que foi expulso diretamente ao tentar revidar e não acertar o adversário, a despeito de sua simulação. Com dez contra nove, o placar poderia ter ficado ainda mais elástico.
O adversário do São Paulo nas oitavas de final será o Cruzeiro. Classificado de antemão como primeiro da chave, o Corinthians, por sua vez, terá pela frente o Guaraní (Paraguai). Ainda indefinidas, as datas serão desmembradas entre as três próximas semanas. Como ambos os times foram eliminados na semifinal do Campeonato Paulista, é possível que eles só voltem a campo daqui a duas semanas. O time tricolor decidirá a classificação fora de casa, ao passo que a equipe de Tite, dona de atuações ultimamente pouco convicentes, jogará a segunda partida em Itaquera.
Outros resultados
Internacional 1 x 0 The Strongest-BOL
Emelec-EQU 2 x 0 Universidad de Chile-CHI
Atlético-MG 2 x 0 Colo-Colo-CHI
Santa Fé-COL 3 x 1 Atlas-MEX
San Lorenzo-ARG 0 x 1 Danubio-URU
Cruzeiro passeia no Mineirão e encaminha vaga às oitavas
Terra

Se os dois primeiros jogos do Cruzeiro na Copa Libertadores assustaram o torcedor, os dois duelos contra o Mineros, da Venezuela, devolveram a tranquilidade. Nesta quarta-feira, o time celeste recebeu os venezuelanos no Mineirão, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 3, e não encontrou dificuldades para vencer por 3 a 0. De Arrascaeta, Leandro Damião e Henrique fizeram os gols dos anfitriões.
Ao derrotar os venezuelanos pela segunda vez, o clube celeste assumiu a liderança da chave, com oito pontos. Segundo colocado, o Universitario Sucre tem seis, enquanto o Huracán, terceiro, tem quatro. O Mineros é o lanterna, com apenas um ponto.
Os comandados de Marcelo Oliveira tem como próximo adversário o Atlético-MG , às 16h (de Brasília do domingo. Pela Libertadores, o Cruzeiro encara o Huracán na Argentina na terça-feira, às 19h.
Outros jogos
Deportivo Táchira-VEN 0 x 0 Sporting Cristal-PER
Huracán-ARG 1 x 1 Universitário de Sucre-BOL
Tigres-MEX 2 x 2 River Plate-ARG
hOJE
21:45
Atlético-MG x Santa Fé (COL)

Corinthians domina São Paulo, vence e arranca na frente na Libertadores
Globo Esportes

Quando o São Paulo começou a disputar a Taça Libertadores da América de 2015, já estava perdendo por 1 a 0. Talvez, nem tenham visto o terceiro golaço que Elias marcou só nessa edição do torneio, logo aos 11 minutos. O volante, que já deve ser chamado de meia pelo esquema tático e pela função que desempenha, triangulou com Danilo e Jadson, entrou livre nas costas de Rafael Toloi e bateu com precisão no canto esquerdo de Rogério Ceni.
E se o mesmo jogador faz três golaços seguidos, de maneira semelhante, significa que isso é – bem – treinado. O Corinthians venceu por 2 a 0 e fez o que quis com um Tricolor muito mal organizado, escalado de maneira equivocada. O Timão poderia ter feito mais, por sinal. Em boa parte do tempo, abriu mão de domínio absoluto para atrair o adversário e contra-atacar.
Tecnicamente, são três pontos à frente na classificação do Grupo 2 da Libertadores. Mas o futebol não é feito de números frios, insensíveis, que apenas se somam até chegarem a algum lugar. Futebol é quente, é moral, é psicológico, é pressão. Dessa forma, a diferença é maior. A derrota e, principalmente, a clara incapacidade do São Paulo de jogar de igual para igual com o rival, pesará nas próximas rodadas da competição mais desejada pelas equipes.
Nas duas próximas rodadas, o Tricolor jogará no Morumbi e o Timão longe de casa. Serão semanas decisivas para o futuro dos paulistanos na Libertadores.
Mais jogos
Guarani-PAR 2 x 2 Sporting Cristal
Palestino-CHI 0 x 2 Boca Juniors
Colo Colo 2 x 0 Atlético-MG
Hoje
19:45
Danubio x San Lorenzo
Libertad x Atlético Nacional
22:00
San Jose x River Plate
Tour da taça do Nordestão começa em Salvador
Esporte Total

Com recorde de público nos estádios, o Campeonato do Nordeste vai começar prá valer com inúmeras novidades como a inclusão do Maranhão e Piauí e a disputa por 20 clubes.
Porém, nesta quarta (14), as equipes, imprensa esportiva, torcedores e os apaixonados pelo futebol regional, conheceram o principal alvo de cobiça: A Taça de Campeão.
Tradicional em grandes competições internacionais, como a Liga dos Campeões da Europa e a Copa do Mundo, o tour da taça, promovida pelo Esporte Interativo, mais uma vez começou na capital baiana. Prestigiada, Salvador já foi o ponto de partida nas últimas edições do evento.
Exposto primeiramente na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o caneco seguirá para os programas de TV do estado e já no próximo final de semana, irá para o Salvador Shopping, quando todos poderão ver de pertinho a nova taça. Após passagem pela Boa Terra, a taça segue para as demais capitais nordestinas até o dia 7 de março, quando finaliza a peregrinação em Aracaju. Ao todo, serão nove estados e dez cidades visitadas.
Com novo designer e pesando 8 kg, o objeto de desejo dos clubes possui agora nove anéis, que representam os estados participantes da disputa. O encontro contou com a presença do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do vice-presidente eleito, Ricardo de Lima e dos diretores da Esporte Interativo, Bernardo Ramalho e Michele Chaluppe.
Vale lembrar que Bahia, Vitória e Serrano vão representar o estado na competição.
Com gols “cariocas”, Brasil bate Levante e vence torneio sub-20 na Espanha
Terra

A seleção brasileira sub-20 venceu nesta quarta-feira o Levante, da Espanha, por 2 a 0, e se sagrou campeã pela terceira vez do torneio internacional de Cotif, em L’Alcúdia, na região de Valencia, na Espanha.
Thalles, atacante do Vasco da Gama, marcou o primeiro gol em cobrança de pênalti aos 15 minutos do segundo tempo, depois que outro “carioca”, o botafoguense Yuri Mamute, invadiu a área e foi derrubado por um defensor do Levante.
A seleção comandada por Alexandre Gallo ampliou no final da partida com Gerson, do Fluminense, que aproveitou uma trapalhada da zaga adversária e completou com um toque de pé esquerdo, selando o triunfo brasileiro.
Esta é a terceira vez que a seleção brasileira vence o torneio internacional de Cotif, após as conquistas de 1990 e 2002. Além disso, esta foi a segunda vitória de Gallo à frente da base da seleção, depois que o treinador levantou a taça do torneio internacional de Toulon, na França, em junho deste ano.
Brasília perde taça no STJD, e Paysandu vai à Sul-Americana
Terra

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou e condenou, na tarde desta segunda-feira, o Brasília pela escalação de quatro jogadores irregulares na final da Copa Verde, competição da qual se sagrou campeão ao bater o Paysandu nos pênaltis, em abril. Com isso, a equipe brasiliense perde a taça e também a vaga à Copa Sul-Americana, que passa a pertencer ao clube paraense.
A primeira comissão disciplinar no STJD decidiu punir o Brasília por unanimidade após acatar denúncia da procuradoria-geral do órgão. Quatro jogadores teriam sido utilizados na final da competição sem o devido registro junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Fernando (lateral-direito), Índio (zagueiro), Gilmar (meia) e Igor (atacante); entre os acusados, os três primeiros são titulares, ao passo que o último acabou relacionado apenas para a final. A decisão ainda é passível de recurso.
Assim, no dia 18 de junho, Alessandro Kioshi Kishino, procurador-geral do STJD, fez a denúncia oficial ao Tribunal, que agendou o julgamento para o período pós-Copa do Mundo. Entretanto, por causa de documentações apresentadas pelo Brasília, o julgamento foi remarcado para esta data.
Neste ínterim, o clube da capital federal acabou absolvido, em documento assinado por Luiz Gustavo Vieira de Castro (diretor de Registro e Transferências da CBF) ao auditor da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, Felipe Bevilácqua. O ofício expõe que os jogadores “tiveram as respectivas prorrogações de seus contratos de trabalho regularmente registrados”. Assim, a ausência no BID havia ocorrido por um erro no site. Entretanto, a documentação não foi suficiente para manter a decisão.
A vaga conquistada é válida para a Copa Sul-Americana de 2015. Na final da Copa Verde, o Brasília venceu o Paysandu por 2 a 1 no Estádio Mané Garrincha, devolveu o placar do jogo de ida e levou a decisão para as penalidades. De forma emocionante, o título acabou nas mãos da equipe do Centro-Oeste, que venceu por 7 a 6.
Botafogo faz o ‘jogo do ano’ contra o Deportivo Quito
Lancenet

A equipe do Botafogo entrará no gramado do Maracanã, na noite desta quarta-feira, às 22h, para enfrentar o Deportivo Quito (EQU) com uma responsabilidade enorme: não decepcionar os milhares de torcedores que estarão no estádio apoiando e gritando pelo time, além dos outros milhões que estarão grudados na tela da televisão, e colocar a equipe da Estrela Solitária na fase de grupos da Copa Libertadores.
A missão não é nada fácil. Após a derrota em Quito por 1 a 0, o time comandado por Eduardo Hungaro precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar de forma direta. Em caso de 1 a 0 a favor dos brasileiros, a decisão será nos pênaltis. Vitória do Glorioso por um gol de diferença, mas sofrendo gol no Maracanã, ou triunfo equatoriano, classificam o Deportivo.
E o grande problema virá em caso de eliminação. O clube, que vive grave crise financeira, verá receitas milionárias irem pelo ralo. Além disso, a diretoria terá que lidar com a insatisfação da torcida, que já não está nada satisfeita com os resultados recentes no Campeonato Estadual. Hungaro também ficará pressionado, com menos de dois meses no cargo.
Outros jogos
Ontem
Nacional-URU 2 x 0 Oriente Petrolero-BOL
Santa Fe-COL 1 x 0 Monarcas Morelia-MEX
Hoje
21h00
Atlético-PR x Sporting Cristal-PER
Santos é o paulista que melhor usa Copinha; fonte do São Paulo ‘seca’
Globo Esportes

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa na sexta-feira com 104 clubes e mais de 2.000 jogadores inscritos, numa grande “peneira” que abre o calendário do futebol nacional há mais de 40 anos. A expectativa maior, como de costume, recai sobre os quatro grandes paulistas. Nos últimos cinco anos, em quatro o troféu ficou no estado – o Corinthians foi campeão duas vezes (2009 e 2012), o São Paulo levou em 2010 e o Santos é o atual detentor do título. Só o Palmeiras não conquistou o torneio, mas tem mostrado evolução – foi semifinalista este ano e vice no Campeonato Brasileiro da categoria.
A torcida quer título, mas o maior objetivo dos clubes é, claro, revelar jogadores. E os números comprovam: dentre os quatro grandes clubes paulistas, o Santos é o que mais usa a Copa São Paulo como “laboratório”. Nos últimos três anos, 18 atletas escalados pelo Peixe no torneio foram usados no time de cima – muitos deles com destaque, como Gustavo Henrique, Alison, Neilton e Geuvânio. Antes disso, o Santos ainda teve jogadores como Neymar, Alan Patrick e André na Copinha (de 2009).
á o São Paulo, depois do sucesso da geração de 2010, com Lucas e Casemiro, teve poucos garotos promovidos a partir da Copinha de 2011 pra cá. Só 11 jogadores que disputaram o torneio nos últimos três anos acabaram sendo aproveitados no time profissional. Alguns se firmaram, como Rodrigo Caio e Ademilson. Mas a maioria teve poucas chances e acabou sendo repassada a outros clubes, como Luiz Eduardo, Henrique Miranda e Dener.
O Palmeiras viu também 11 jogadores oriundos da Copinha nos últimos três anos serem aproveitados no time de cima. Mas só um conseguiu se firmar como titular – o atacante Vinícius, que disputou o torneio em 2011 e 2013. A maioria teve poucas oportunidades e acabou sendo emprestada para ganhar experiência, como João Denoni, Bruno Dybal e Patrick Vieira. Essa prática, às vezes, dá certo. O lateral-direito Luis Felipe, por exemplo, disputou a Copinha de 2010, rodou por alguns times por empréstimo e voltou este ano como titular absoluto da posição com Gilson Kleina. O rápido destaque na Série B chamou a atenção de outros clubes, tanto que o atleta está perto acertar com o Benfica, de Portugal.
O Corinthians teve 13 jogadores da Copinha que foram promovidos – e entraram em campo – pelo time profissional. O zagueiro Marquinhos nem teve tempo para se firmar entre os titulares – foi negociado com o Roma e na sequência com o Paris Saint-Germain, numa ascensão meteórica que o levou à seleção brasileira, com chances reais de disputar a próxima Copa do Mundo. Caso raro.
Assim como no São Paulo e no Palmeiras, os garotos do Corinthians também penam para encontrar espaço no time de cima. Dentre os promovidos nos últimos três anos, o lateral-esquerdo Igor foi o único a ter sequência como titular – e isso por conta da lesão de Fábio Santos e da ausência de um reserva imediato.
Maior campeão da Copinha, o Corinthians inicia a busca pelo seu nono troféu do torneio no próximo domingo, às 19h, contra o Tuna Luso, em Limeira (SP). Atual vencedor, o Peixe encara no mesmo dia, mas às 17h, o Alecrim, na Vila Belmiro, no primeiro compromisso rumo ao tricampeonato no torneio.
Na sexta-feira, o São Paulo terá duelo internacional em seu primeiro jogo na competição – o Tricolor encara o Kashiwa Reysol, do Japão, na Arena Barueri, às 21h. No sábado, o Palmeiras encara o Fluminense-BA, às 19h, em São Carlos.








