Fonte: Ibahia

O BaVi não vai reinar em absoluto no domingo (6). No mesmo dia e horário, às 16h, mas lá no sudoeste baiano, Serrano e Vitória da Conquista entram em campo no estádio Lomanto Júnior. É o ‘clássico do café’. As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pela Taça Estado de 2010 e sem vencedor, mas é o primeiro clássico conquistense na primeira divisão do Campeonato Baiano.

Os dois únicos duelos terminaram empatado – 1 a 1 e 0 a 0. No primeiro jogo, realizado no dia 3 de outubro, Ciel Baiano marcou para o Alviverde e William deixou tudo igual. Chance para o vencedor do próximo domingo despontar nas recentes estatísticas. Para Antônio Cabral, diretor do Serrano, o clássico vai balançar a cidade.

“Já estamos no clima do clássico e os comentários aqui são sempre sobre o jogo. As duas equipes precisam se recuperar na competição e acho que isso vai ser um ingrediente a mais. A expectativa, até entre nós, é muito grande”, disse Cabral. Com quatro pontos, o Serrano é o lanterna do grupo 2 com duas derrotas em quatro jogos. Na estreia, venceu o Bahia em casa por 2 a 1.

Mas para Ederlane Amorim, presidente do Vitória da Conquista, o clássico não terá nenhum molho especial. “Não há rivalidade, tradicão. Tanto é que vamos enfrentar o Serrano pela terceira vez apenas. Para gente, é um jogo normal e estamos focados na busca pelos três pontos. Eu trocaria duas vitórias contra o Serrano pela classificação”, disse o dirigente. O Bode é o quarto do grupo 1, com seis pontos.

Passado – O Serrano é de 1979 e tem história na cidade. Trouxe o Flamengo, em 1989, e mais recentemente o Vasco, em 2006, para amistosos no Lomantão. Por causa de problemas administrativos, disputou a primeira divisão do estadual pelo última vez em 2003, mas retornou este ano como vice-campeão da Segundona, após perder a final para o Juazeiro.

Caçula da cidade, o Vitória da Conquista nasceu em 2001 e passou a jogar a primeira divisão em 2007. Apesar do pouco tempo, o Bode foi sério candidato ao título baiano de 2008, quando chegou a última rodada do quadrangular com chances reais de ser campeão, e tem projetos ambiciosos sob o comando do presidente. Ampliação do CT Toca do Bode é um deles.