Fonte Globo Esportes

Um erro na troca de mangueiras de abastecimento custou caro a Rubens Barrichello. O piloto da Brawn GP liderou da primeira à 32ª das 60 voltas, mas teve seu sonho de conquistar a 100ª vitória do Brasil na Fórmula 1 comprometido. Dono da pole position, Mark Webber aproveitou. Depois de ser punido por um toque no carro de Rubinho, na largada, o australiano da RBR se recuperou e venceu o GP da Alemanha, sua primeira vitória em 132 GPs, recorde da categoria. A alegria para o Brasil ficou por conta de Felipe Massa. O piloto da Ferrari chegou em terceiro, atrás do alemão Sebastian Vettel, também da RBR, garantindo seu primeiro pódio do ano. Rubinho foi o sexto e caiu da segunda para a quarta posição no Mundial. Cruzou a linha de chegada logo atrás de seu companheiro de equipe e líder da temporada, o inglês Jenson Button. Atual campeão, o também inglês Lewis Hamilton amargou a 18ª posição.

Era de Rubinho o recorde do piloto que tinha levado mais tempo para vencer a primeira corrida. O brasileiro teve de esperar 124 provas até triunfar pela primeira vez. Neste domingo, tentava quebrar um jejum de cinco anos. A última vez que ele tinha vencido uma corrida fora em 2004, no GP da China. O brasileiro, que tinha prometido dançar ‘moonwalk’ – os famosos passos para trás de Michael Jackson – caso subisse ao pódio, teve de adiar a homenagem. Nelsinho Piquet terminou em 13º.

Webber foi ao topo do pódio, honra que não era dada a um australiano desde 1981. Com a vitória, ele se torna o segundo piloto a superar Button nesta temporada. Apenas Vettel, na China e na Inglaterra, tinha conseguido tal façanha.