Fonte: Globo Esportes


Maurren Maggi é a prioridade do clube

O escândalo envolvendo a Rede Atletismo, em que cinco atletas foram suspensos e dois afastados preventivamente por uso de doping, fará com que o clube tome uma atitude radical para a próxima temporada. O presidente Jorge Queiroz de Moraes vai reduzir drasticamente os investimentos na equipe de alta performance, e muitos atletas não terão seus contratos renovados. Porém, Maurren Maggi, campeã nas Olimpíadas de Pequim, é prioridade máxima. Segundo ele, todos os esforços serão feitos para que a saltadora permaneça. Ela foi para o clube no ano passado, logo depois do ouro olímpico.

A Rede Atletismo tem 86 atletas de alta performance, sendo 45 da equipe adulta. Entre eles, Keila Costa, saltadora que, assim como Maurren, disputará o Mundial de Berlim, na Alemanha, a partir deste sábado.

O clube de Bragança Paulista (SP) teve sua imagem manchada quando Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre foram flagrados no teste-surpresa, feito no dia 15 de junho, em Presidente Prudente, com eritropoietina recombinante (EPO). Todos os atletas treinavam sob orientação de Jayme Netto e Inaldo Senna. Jayme assumiu a culpa. Disse que, orientado pelo fisiologista Pedro Balikian, aplicou duas injeções de EPO em cada atleta. Os treinadores estão suspensos preventivamente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Os atletas flagrados abriram mão da contraprova e foram suspensos por dois anos. A punição passa a contar do dia 15 de junho de 2009, data da realização do exame, e vai até 14 de junho de 2011.

Assim que os casos foram divulgados, a Rede Atletismo e a CBAt iniciaram um processo de investigação na cidade paulista e em Berlim, onde muitos atletas da equipe treinam para o Mundial. Depois de recolher depoimentos, a entidade decidiu afastar preventivamente Evelyn Carolina Oliveira Santos e Rodrigo Bargas, que treinavam sob orientação de Jayme e Inaldo. Segundo a CBAt, o afastamento é para preservar interesses e evitar maiores prejuízos aos atletas.