Fonte: Globo Esportes


Maurren Maggi era a maior esperança de vitória do Brasil no Mundial de Berlim

Foi o terceiro Campeonato Mundial sem medalhas do atletismo brasileiro – Stuttgart-1993 e Edmonton-2001-, um Mundial em que o país virou notícia em todo o planeta antes do início da competição por conta dos casos de doping descobertos às vésperas da competição e que tiraram sete atletas da equipe. Um Mundial em que os melhores resultados foram dois quinto lugares, com Fabiana Murer no salto com vara e com a equipe feminina do revezamento 4x100m. Um Mundial que vai representar mudanças.

No último Mundial, em Osaka, em 2007, Jadel Gregório trouxe uma medalha de prata no salto triplo, a única do país na competição. Em Berlim, Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, sofreu com dores nos joelhos e terminou em sétimo. Jadel, oitavo no salto triplo, e o revezamento 4x100m masculino também chegaram à final em Berlim. Vicente Lenilson, Sandro Viana, Basílio de Moraes Jr., José Carlos Moreira, que levaram a vaga depois da desclassificação dos Estados Unidos, ficaram em sétimo na prova em que Usain Bolt conquistou seu terceiro ouro.

– O nosso desempenho não foi satisfatório, nós sabemos disso e entendemos a decepção do público. Algumas reformulações drásticas têm que ser feitas. Mas vamos continuar investindo, vamos buscar treinadores estrangeiros que possam nos ajudar, da mesma forma que aconteceu quando o atletismo brasileiro alcançou seus melhores resultados – afirma o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, que citou arremessos e lançamentos como prioridades por causa da falta de tradição no Brasil. – Nossos treinadores já estão cientes do nosso planejamento e todos concordaram, até porque não poderia ser de outra forma.

O dirigente diz que os casos de doping afetaram o desempenho da equipe brasileira.

– O problema afetou diretamente nosso desempenho nos três revezamentos, que tinham atletas titulares pegos no doping. Além disso, afetou psicologicamente o grupo.