Fonte: Globo Esportes

No dia 11 de junho do ano que vem, ele abrirá as portas para a primeira Copa do Mundo em solo africano. O GLOBOESPORTE.COM visitou o Soccer City (Cidade do Futebol, em português), em Joanesburgo, e viu um estádio bonito, imponente e praticamente pronto para o Mundial. Além do jogo inaugural, receberá outras sete partidas, incluindo a decisão. A previsão é de que seja entregue no final deste ano.

Com capacidade para 94 mil pessoas, o Soccer City se tornará o maior estádio do continente. Ele foi contruído em 1987, mas só a estrutura original foi preservada para a Copa de 2010. Tanto do lado de fora como do lado de dentro o estádio ganhou uma nova cara, mais moderna e colorida.

A forma é a de um vaso artesanal tradicional da África. Internamente, a cor preponderante é o laranja, com algumas faixas pretas. Os assentos são numerados, como manda a Fifa, e chegarão bem perto do campo. O gramado foi plantado recentemente e ainda apresenta falhas, mas é o menor dos problemas para a inauguração. O maior, na verdade, é o entorno do estádio, ainda com muitas obras inacabadas.

Em 2010 o estádio terá mais uma oportunidade de sediar um momento histórico para o país. Foi lá que, em 1990, Nelson Mandela, o maior herói da África do Sul, fez seu primeiro discurso ao sair da prisão. No antigo Soccer City, a África do Sul ainda levou seu primeiro título mundial de rugby, em 1995, e conseguiu sua maior conquista no futebol – a Copa Africana de Nações, em 1996.

O Soccer City é simbólico também por sua localização. Ele fica na entrada de Soweto, o distrito de Joanesburgo famoso pela luta contra a segregação racial.