Fonte: Globo Esportes

Sem dar espetáculo, mas com a autoridade de um sultão, o Brasil derrotou por 2 a 0 a seleção de Omã na casa do adversário e fechou 2009 com chave de ouro. Ao todo, o time de Dunga venceu 14 vezes, empatou duas e perdeu apenas uma partida no ano. Nilmar, herói do triunfo sobre os ingleses no último sábado, voltou a balançar as redes e parece ter carimbado, de vez, seu nome entre o grupo que vai à Copa.

Em meio a toda festa no Qaboos Sports Complex Stadium, a partida marcava os 39 anos da independência política de Omã e também comemorava o aniversário do sultão Qaboos bin Said Al Said (69 anos), que comanda o país.

Com a vitória, Dunga fechou o ano com vitória assim como nos três anteriores desde que assumiu a seleção: Em 2008, o tetracampeão viu seu time bater Portugal por 6 a 2; em 2007, triunfo sobre o Uruguai pelas eliminatórias; e, em 2006, vitória de 2 a 1 diante da Suíça.

Por outro lado, uma curiosidade: nos dois anos que precederam às Copas de 1998 e 2006, as últimas que o Brasil não conquistando o título), o Brasil fez sua última partida atuando no Oriente Médio e, em ambas, também venceu. Em 2005, goleou por 8 a 0 os Emirados Árabes em Abu-Dhabi. Em 1997, 6 a 0 na Austrália, em Riad, na Arábia Saudita.