Fonte: A Tarde

Com apenas três etapas este ano, a decisão do Circuito Baiano de Bodyboard está emocionante, já que o campeão só será conhecido neste final de semana, na Praia de Armação. As baterias começam no sábado, 5, às 11 horas e no domingo, 6, às 8 da manhã.

Foram duas etapas consecutivas realizadas nos dois últimos finais de semana. A expectativa do presidente da Federação de Bodyboard da Bahia, Márcio Torres, é que a decisão do estadual conte com pelo menos 70 atletas, uma média da participação das duas primeiras provas.

“O número de pessoas oscila um pouco porque sempre tem aqueles atletas que ficam no final do ranking e participam de uma etapa e de outra não”, explica Márcio.

A terceira etapa do Circuito Baiano de Bodyboard, que tem o patrocínio da marca Cobra D’água, dará uma premiação de 1,5 mil reais, além de troféus e kits para os competidores.

Até agora, a decisão nas categorias profissional, amador e júnior anda bastante disputada, pois tiveram campeões diferentes em cada uma das etapas. Já nas disputas da master e do feminino, dois atletas estão com uma mão na taça por terem vencido as duas primeiras etapas.

Na categoria profissional o líder é o bodyboarder Lucas Queiroz que ganhou a primeira prova e foi vice-campeão na segunda. Já o atleta Alexandre Milazzo, campeão da segunda etapa, não ocupa o segundo lugar no ranking porque não foi bem na abertura do circuito.

O posto é do atleta Israel Salas que irá tentar bater o líder Lucas Queiroz. Israel ficou em segundo lugar na primeira etapa e foi o terceiro colocado na segunda prova.

Na amador, quem está liderando é o atleta Marcos Paulo que tem um vice e um quinto lugar, na primeira e segunda etapa, respectivamente. “Nesta categoria a troca de resultados foi grande”, explicou Márcio.

Na júnior, a primeira posição é de Thiago Souza que ganhou a última etapa e teve uma desclassificação nas quartas de final durante a abertura do campeonato baiano.

Já nas categorias master e feminino dois atletas estão com meio caminho andando para garantir o troféu da temporada 2009. A bodyboarder Tatiane Meneses está bem perto de conseguir faturar o pentacampeonato estadual, já que venceu as duas primeiras etapas.

Na mesma situação de Tatiane está o atleta da categoriamaster, Milton Bitencourt, que venceu as duas primeiras e lidera com folga. Seus adversários precisam torcer por um tropeço seu logo na primeira bateria e ainda sim ter um bom resultado.

Uri Valadão – Enquanto os bodyboarders baianos disputam o campeonato estadual, o atual campeão mundial, Uri Valadão está nas Ilhas Canárias para a disputa da última etapa do ranking mundial.

Apesar do excelente resultado no ano passado, quando conquistou seu primeiro título do mundo, Uri não está brigando pelo topo do ranking desta vez, já que uma contusão na coluna o tirou da jogada. Apesar de recuperado, ele não tem mais chances de alcançar os líderes do circuito.

Mesmo assim, Uri promete brigar para faturar a etapa, pois além da premiação em dinheiro está em jogo a possibilidade de ajudar o amigo Guilherme Tâmega, carioca que briga pelo hexacampeonato mundial.

“O Guilherme é um cara muito legal, que ajudou muito Uri e com certeza se agora ele puder retribuir, irá fazer”, disse Márcio Torres sobre a possibilidade de Uri Valadão vencer os gringos.

A favor do baiano está seu bom retrospecto nas ondas das Ilhas Canárias. Em 2007, Uri faturou a etapa de lá e, no ano passado, só não ficou com o título porque entrou na água bem relaxado pois já havia conquistado o campeonato mundial.

“Uri também está brigando para ficar entre os quatro melhores do mundo. E essa competição serve como uma pré-temporada de 2010”, lembra o técnico do atleta Márcio Torres.

O campeonato mundial que teve início no dia 1º de dezembro e vai até o dia 5, no sábado, pode ser conferido ao vivo pela internet através do site oficial da prova.

Uri Valadão compete nesta sexta, 4, quando começam as disputas das oitavas de final, mas a depender do andamento da prova, as baterias podem ser realizadas ainda nesta quinta, 3.