Fonte: Globo.com

cabou de sair uma matéria no GloboEsporte.com interessante, os dados apresentados da pesquisa Datafolha apenas reafirma o que os torcedores dos dois clubes já sabiam. Enquanto o Vitória conquista a hegemonia no futebol baiano, o Bahia lamenta o jejum de 8 anos sem título.

É óbvio que ainda precisa de tempo para que se tenha mais torcedores rubro-negros (do Vitória) na capital e no Estado. A pesquisa não aponta a idade média dos torcedores pesquisados, porém é visível que o Vitória ter uma torcida jovem forte, num futuro não muito distante revertermos o quadro, e seremos maioria absoluta. Veja a matéria completa:

As conquistas recentes do Vitória e o drama do Bahia, que não consegue voltar à elite do futebol nacional, parecem estar fazendo efeito no número de torcedores entre os dois times. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, em dezembro de 2009, mostra uma evolução da torcida do Leão tanto na capital, Salvador, quanto no estado.

Atual tricampeão estadual, o Vitória diminuiu um pouco a larga vantagem no número de torcedores que o Bahia possuía em Salvador. Em 2007, ano da pesquisa anterior, os tricolores tinham 40%, contra 22% dos rubro-negros. Agora, são 12% de diferença: 38% a 26%. Considerando o percentual do estado todo, a torcida do Rubro-Negro subiu de 8% para 10% em dois anos. Já a do Tricolor caiu de 16% para 14%.

Existe uma explicação para a disparidade de números entre a cidade de Salvador e o restante do estado. Na capital, Bahia e Vitória concentram a torcida. No interior, o número de torcedores do Flamengo é impressionante: 21%.