Fonte: tribuna da Bahia

A Segunda Divisão do Campeonato Baiano terá início na tarde de hoje com a Catuense enfrentando a Juazeirense no Estádio Antonio Carneiro, em Alagoinhas. Mas, os jogos mais esperados acontecerão amanhã. Há anos fora da elite do futebol estadual, o Galícia e o Ypiranga entrarão em campo para iniciar a caminhada rumo à Primeira Divisão.

As duas equipes são, sem dúvida, as mais tradicionais da competição, tornando-se, assim, seu principal atrativo. Juntos, Galícia e Ypiranga conquistaram 15 títulos baianos. Os “granadeiros”, apelido da torcida espanhola, gabam-se de serem os primeiro tricampeões do Estado. Já o Ypiranga é o terceiro time com o maior número de conquistas, atrás somente de Bahia e Vitória (10 no total).

A fórmula de disputa da 2ª Divisão do Baiano é diferente do sistema implantado este ano na elite estadual. Na Segundona serão dez times divididos em dois grupos. Na primeira fase, as equipes jogam em sistema de ida e volta dentro do próprio grupo.

De acordo com o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), foi preservado neste caso a proximidade, para não haver grandes gastos. A única exceção foi com os times de Juazeiro. O Juazeirense e o Juazeiro foram colocados em grupos diferentes.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. Os vencedores, além de terem o acesso garantido, disputarão o título da Segunda Divisão. A competição começa hoje e tem a final prevista para o dia 6 de junho.