Por: Cesar Damasceno

Sábado,(2/10) tem uma partida no minímo interessante, os dois representantes da cidade irão se enfrentar pela primeira vez profissionalmente. O jogo será pela Copa Governador do Estado, às 16:00hs, no estádio Lomanto Júnior. Para este jogo, o árbitro central será Cosme Iran Sabino de Araújo de Salvador, auxiliados por Ademir Moreira e Silvano Freire, e o árbitro reserva, José Leandro da Silva, todos de Vitória da Conquista.

De um lado, o rubro-verde que voltou à elite do futebol baiano na temporada atual, já o alviverde desde que ascendeu a primeira divisão baiana tenta se consolidar como a terceira força no estado. Tendo nos campeonatos de 2008 e 2009 excelentes participações, uma inclusive rendendo uma vaga para série C do brasileiro, perdendo a classificação no saldo de gols. Já o Serrano, clube que completou 30 anos de atividade, passou por momentos difíceis, sem dinheiro em caixa, algumas divídas trabalhistas, o Serrano chegou ao fundo do poço e a falta de credibilidade de alguns diretores que passaram pelo rubro-verde, chegou a segunda divisão. Mais por força de alguns abnegados, como Pena, Cléber Avelino, entre outros, arregaçaram as mangas e conseguiram depois de dois anos, voltar a 1ª divisão do futebol baiano. Atualmente, Herbert, ex-jogador do próprio Serrano é o presidente.

Neste confronto, que poderá ser um clássico do sudoeste baiano, as equipes tem motivos distintos na competição, um disputa a competição visando a vaga na série D de 2011, o outro prepara a equipe como laboratório para o certame do baianão do ano que vem. Porém os dois lados não querem perder e durante a semana fizeram treinamentos intensivos. Os dois treinadores dizem que está tudo pronto, mas só irão divulgar suas equipes momentos antes da partida.

A verdade que esperamos desse confronto inédito, é que a torcida compareça e incentive sua equipe e valorize cada vez mais o futebol conquistense. Um futebol que sempre revelou grandes atletas como Piolho, Naldo, Nad, Claudir, Kel, Zó, Tidão, Jaílmilton, Guimarães, Renan, Luciano Paredão, Cezinha, Herbert, Massinha e vários outros.