ADJ deixou de existir como equipe de futebol profissional
POr: Luciano Pina
Fonte: Jequié Repórter
Uma das formações da equipe da ADJ na década de 1970 com o técnico Maneca Mesquita e os atletas Maíca, Tufu, Zé Augusto, Besouro, Jurandir, Caculé e o massagista Foca. Florí, Dilermando, Maneca, Tanajura e Marcos
O sonho de um grupo de abnegados desportistas jequieenses transformado em realidade na década de 1970, com a criação e participação da Associação Desportiva Jequié-ADJ, apelidada na época pelo então narrador esportivo França Teixeira, de “Fantasminha do Interior”, acabou.
A Confederação Brasileira de Futebol-CBF, comunicou à Federação Baiana de Futebol-FBF, a desfiliação e conseqüente extinção da ADJ na condição de equipe de futebol profissional. Com essa decisão, nenhuma outra equipe profissional poderá voltar a ser criada com a mesma denominação. A desfiliação deveu-se ao fato da ADJ na atualidade, não haver encaminhado às entidades mentoras do futebol no estado e no país, documentos relativos à sua existência, atas de composição de sua diretoria etc.
O presidente da Federação Baiana de Futebol-FBF, comentou que por diversas vezes orientou as pessoas que o procuraram para buscar informações acerca da entidade esportiva, sobre a necessidade de atualização da documentação. A ADJ não consta mais da relação de equipes de futebol filiadas à FBF, no site oficial da entidade.