Terra

A Seleção Brasileira Sub-20 volta a enfrentar, nesta quarta-feira, o México pelas semifinais do mundial da categoria, 34 anos após confronto de 1977, quando foi eliminada nos pênaltis pelo adversário na primeira edição do torneio, disputada na Tunísia.

Desta vez, o Brasil, tetracampeão mundial da categoria, é apontado como favorito no duelo que será disputado no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade colombiana de Pereira, às 20h locais (22h de Brasília).

Em 1977, no Estádio El Menzah de Rades, na Tunísia, o México abriu o placar aos 8min do segundo tempo com Rergis e o Brasil empatou seis minutos depois com Jorge Luiz. Na disputa de pênaltis, os mexicanos levaram a melhor (5 a 3) e avançaram para a decisão do primeiro mundial da categoria, na qual perderam para a União Soviética.

O Brasil acabou ficando em terceiro, após golear por 4 a 0 o Uruguai, com gols de Cléber, Paulo Roberto, Paulinho e Tião.

Ney Franco, técnico atual da Seleção Sub-20, prefere não lembrar o que aconteceu há 34 anos e está mais preocupado em encontrar o esquema tático mais adequado para enfrentar os mexicanos, que protagonizaram uma das maiores surpresas da competição ao eliminar a anfitriã Colômbia nas quartas.