Por Luciano Pina
Fonte Correio da Bahia

Érica Sena, Joilson da Silva, Leandro Prates, Cisiane Lopes e Jean Carlos da Silva

São 42 países em 46 modalidades. Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , no México, estão na área. Vale a torcida pelos 524 brasileiros. Hoje, às 22h (de Salvador), acontece a cerimônia de abertura no Estádio Omnlife. A luta por medalhas começa amanhã e vai até o dia 31. De quebra, os atletas brigam por vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A promessa é de muita alegria para o Brasil. Atletas como o baiano Everton Lopes, Cesar Cielo, Hugo Hoyama, Fabiana Murer, Maurren Maggi, Diego Hypólito, entre outros, são favoritos. Vitória da Conquista estará representada no atletismo por Leandro Prates (foto).

Isso sem falar nos esportes coletivos como futebol, handebol e vôlei. Os representantes do Brasil também marcam presença em modalidades nada conhecidas como badminton, esqui aquático e squash.

O Brasil fez sua melhor participação em Jogos Pan-Americanos justamente na última edição, quando disputou em casa. O Pan do Rio de Janeiro, em 2007, rendeu ao país o segundo lugar no ranking geral, com 157 medalhas: 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

Na história, o atletismo é o esporte que mais deu medalhas douradas ao Brasil: 52. No entanto, o maior medalhista brasileiro no individual é Hugo Hoyama, do tênis de mesa, com nove ouros, uma prata e quatro bronzes. Aos 42 anos, Hoyama será o porta-bandeira brasileiro na abertura.