Tribuna da Bahia

Caras conhecidas do futebol baiano estão retornando ao nosso futebol, mas sem vestir as camisas tradicionais que os fizeram ser reconhecidos profissionalmente. Atleta das divisões de base do Vitória, o zagueiro Itamar, de 26 anos, se juntará ao também ex-rubro-negro Juninho Petrolina no Juazeiro. Itamar estava no São Paulo do Rio Grande do Sul e foi indicado pelo treinador do Juazeiro, Emerson Matheus.

O ditado popular diz que “todo bom time deve começar por um bom goleiro”. Pensando nisso, o Vitória da Conquista arriscou suas fichas na contratação de Eduardo Alves, que estava em outro Vitória, o de Santo Antão, em Pernambuco. O arqueiro de 30 anos tem no currículo participações pelo Guarani, Ponte Preta e até no Vietnã, quando defendeu a camisa do Vinakansay. Já o Bahia de Feira contratou o goleiro Dionathan, do Ceará.

Teoricamente, as equipes do interior levam vantagem sobre Bahia e Vitória no início do Campeonato Baiano. O começo da preparação das 10 equipes fora da capital começou mais cedo, a exemplo do atual campeão Bahia de Feira, que se reapresentou no dia 6 de dezembro. Neste ano de 2011, a diferença de entrosamento foi notável na estreia, quando o Vitória foi derrotado dentro de casa para o Colo Colo e o Bahia perdeu para o Serrano em Conquista.

Enquanto o Vitória ainda não mostrou seu pacotão de natal e ainda corre risco de perder os volantes Uelliton e Neto Coruja, o Bahia tenta manter uma base para a próxima temporada, mas só se reapresentará no dia 5 de janeiro, quase um mês depois do xará de Feira de Santana.