Globo Esportes

Se dependesse das estatísticas, o Botafogo não levaria somente a melhor campanha da fase de grupos da Taça Guanabara para a semifinal desta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão. Ultimamente, tem sido barbada apostar no Alvinegro, principalmente em partidas decisivas. Os tricolores não vem bem em clássicos e, desde 2007, na inauguração do palco do duelo, jamais conseguiram superar o rival, em sete tentativas – três vitórias do Glorioso e quatro empates. Mas nenhum dos lados está disposto a considerar esses números.

– Acho que as estatísticas importantes são as mais duradouras, com pontos consistentes. O Flu ganhou partidas importantes também, chegou à Libertadores. Perde um pouco diante dessas condições. Não vejo algo tão representativo, até porque os times mudam sempre. Antigamente, o Botafogo ganhava todas do Flamengo, por exemplo, depois isso virou. Não podemos achar que vai durar para sempre – ponderou Oswaldo.

Entre semifinais e finais de turno, são quatro triunfos alvinegros – dois em 2008, um em 2009 e outro em 2010. Renato Silva, Fahel e Loco Abreu são alguns dos herois.