Gazeta Esportiva

O Fluminense chegará muito pressionado para o clássico desta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), diante do Botafogo, no Engenhão, pelas semifinais da Taça Guanabara. Vários fatores deixam o Tricolor com uma grande responsabilidade diante do Glorioso e um tropeço pode tornar o ambiente das Laranjeiras muito tumultuado.

O primeiro fator é um longo jejum em clássicos. O Fluminense não consegue derrotar um dos três principais rivais do Estado desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, quando fez 1 a 0 no Vasco. Por sinal, este foi o único clássico que o time das Laranjeiras conseguiu vencer dentre os 17 que já disputou no Engenhão. O Botafogo, adversário desta quarta-feira, não sabe o que é ser derrotado pelo Tricolor desde maio de 2010, quando caiu por 2 a 1 no Maracanã.

Aliás, o desempenho em jogos decisivos contra o Botafogo também é algo que precisa ser mudado para o Fluminense decidir a Taça Guanabara. Todas as vezes em que os dois clubes se encontraram em jogos decisivos pelo Estadual, desde que este sistema de disputa foi adotado, em 2004, o Glorioso saiu vitorioso.