Gazeta Esportiva

O Botafogo recebe o Guarani nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O Alvinegro entra em campo na condição de favorito para se classificar para as oitavas de final, pois venceu em Campinas (SP) por 2 a 1.

Com isso, pode até mesmo perder por 1 a 0, já que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Resta ao Bugre vencer por dois gols de vantagem ou por um gol de diferença, a partir de 3 a 2. Se devolver o 2 a 1, a equipe paulista forçará a disputa de pênaltis.

Invicto na temporada, o Botafogo tem uma boa chance de afastar um histórico recente de eliminações na segunda fase da Copa do Brasil, sendo algumas com dose de vexame. Em 2001 o Alvinegro caiu diante do Remo-PA. Já em 2004 o rival o algoz foi o Gama-DF, assim como o Paulista-SP em 2005 e o Ipatinga-MG em 2006. Em 2009, nos pênaltis, os botafoguenses perderam a disputa para o Americano. Por fim, em 2010, o Santa Cruz-PE levou a melhor sobre os cariocas.