Bahia Notícias
Por Edson Almeida

Os jogos deste final de semana, neste sábado o Vitória contra o Feirense e no domingo o Bahia diante do Vitória da Conquista são a última chance de se chegar à decisão do campeonato estadual e vai ser preciso muita sabedoria para atingir o objetivo.

Há os que simplesmente entendem que Vitória e Bahia, favoritos contra os times do interior, terão apenas que jogar no ataque o tempo todo para reverter a incômoda situação criada no primeiro jogo, quando perderam lá no interior, por 1×0. Aliás, bem que a situação poderia ser pior, porque foram dominados e mereceram perder de escores dilatados.

Tanto os grandes da capital quando os surpreendentes do interior terão que jogar com consciência: Vitória e Bahia terão mesmo que atacar, mostrar que são os donos da casa, mas nunca se descuidando da defesa, porque, se levarem um gol de abertura, a pressão de suas torcidas será intensa e podem se complicar para o resto da partida.

Da mesma forma que Feirense e Conquista devem jogar mais na defesa, valorizando a posse de bola no meio-campo, só que, igualmente não devem atrair tanto seus adversários para a porta de seus goleiros, pois se levarem um gol no início dessas partidas, é como abrir a porteira para mais tentos.

Então, está configurada uma decisão em que a estratégia dos dois treinadores – Paulo Roberto Falcão e Ricardo Silva -, terá que ser bem exercida, o mesmo se deduzindo sobre o modo como Elias Borges e Duzinho vão colocar seus times para garantir as vagas.

Afinal de contas, em jornada de última chance, qualquer vacilo é fatal. Porque quem não passar no teste deste final de semana, agora só em 2013.