Globo Esportes

tenorio_glo_ivogonzalez

No duelo luso entre equipes pouco cotadas às primeiras colocações da tabela, o time da casa levou a melhor na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco dominou sem dificuldades a Portuguesa e venceu por 1 a 0, gol de Tenorio em falha do goleiro Gledson. Os destaques em São Januário, diante de 8.229 pagantes (11.099 presentes), foram o atacante equatoriano e o meia Alisson, que chegou à Colina envolvido na negociação do zagueiro Dedé com o Cruzeiro. No lado paulista, Diogo e Souza foram os que mais incomodaram a defesa carioca, mas a equipe comandada por Édson Pimenta teve apenas 37% de posse de bola e três finalizações em todo o jogo, contra 12 do adversário.

Tenorio, que chegou ao sexto gol na temporada (mas o terceiro em jogos oficiais), ficou mais de 20 minutos em campo apenas para fazer número, já que a cãibra praticamente o impedia de se movimentar. Àquela altura, Paulo Autuori já havia feito as três substituições – duas delas, Alisson e Fellipe Bastos, pelo mesmo problema.

O Vasco, que foi eliminado em 20 de abril do Carioca e fez dois amistosos desde então, agora enfrenta o São Paulo, quarta-feira, no Morumbi. Já a Lusa jogará somente no domingo, contra o Náutico, nos Aflitos, pela terceira rodada. A partida contra o Fluminense no Canindé, pela segunda, foi adiada para o dia 12 de junho, em função da disputa das quartas de final da Libertadores.
– Foi um jogo fraco tecnicamente, quem fizesse o primeiro ganharia o jogo – analisou Lima, zagueiro da Portuguesa.

A partida marcou a estreia também do novo uniforme cruz-maltino, já que não houve evento para o lançamento. E cada jogador trouxe às costas um texto com alguma referência à história do clube, como Camisas Negras, Expresso da Vitória e Virada do Século.