Correio da Bahia

IMAGEM_BAHIA_5

Não foi desta vez que o Bahia conquistou sua primeira vitória no Brasileirão 2013. Pouquíssimos torcedores foram a Pituaçu e acompanharam o empate entre o Tricolor e o Coxa na noite desta quarta-feira (29), pela segunda rodada da Série A. Após um primeiro tempo equilibrado, o Bahia foi absoluto durante toda a segunda etapa, mas não teve qualidade para colocar a bola para dentro, apesar das tentativas de Hélder e Marquinhos Gabriel. O time de Cristóvão pelo menos inaugura sua pontuação na tabela.

Com um ponto ganho, o Bahia deixa a zona de rebaixamento, mas pode voltar com o complemento da segunda rodada. O time baiano ocupa a 16ª colocação neste momento e enfrenta, no domingo, o Internacional no estádio Centenário. Já o Coritiba é o quinto colocado, com quatro pontos, e pega o Goiás, sábado pela terceira rodada do Brasileirão.

O estádio de Pituaçu às moscas não tirou a empolgação do Bahia no início do jogo. Rápida nos passes, marcação na saída de bola do Coxa e velocidade, o Tricolor tentou de todas as formas abrir o placar no início do jogo. Logo no primeiro minuto, Madson chutou cruzado, mas a bola explodiu na zaga rival. Marquinhos Gabriel comandava o meio-campo, enquanto Ryder e Fernandão confundia os adversários. Aos 13, Marquinhos roubou a bola no círculo central e partiu para o ataque junto com Ryder no dois contra um. Mas a dupla tricolor acabou de atrapalhando nos passes e perdeu boa chance de fazer o primeiro.

O Coritiba, aos poucos, foi se organizando, segurou o ímpeto tricolor e passou a levar perigo ao gol de Marcelo Lomba. Aos 22, Alex cobrou falta de longa distância e o arqueiro do Bahia voou no canto esquerdo para defender. Aos 29, o Coritiba marcou, no que foi a jogada de mais perigo no primeiro tempo, mas o assistente levantou a bandeira. Após cruzamento de Alex, Deivid meteu a cabeça, Lomba espalmou e Geraldo, em posição irregular, mandou para as redes. Aos 35, Alex assutou de novo em chute de bico da entrada da área, mas para fora. O Bahia só voltou ao ataque com perigo aos 43, em chute de Ryder de fora da área.

Com Marquinhos Gabriel e Hélder inspirados, o Bahia apertou o Coritiba no início da segunda etapa e criou várias chances de gol. Aos quatro, Hélder cortou a marcação na entrada da área, puxou para a direita e chutou por cima do gol. No minuto seguinte, Marquinhos fez boa jogada pela direita e cruzou para trás. Hélder apareceu de novo, mas dessa vez Vanderlei interveio. O Coxa sentia a pressão, mas não deixava o ataque do Bahia invadir a área. Aos 14, Hélder mandou da entrada da área e Vanderlei segurou outra. Aos 15, foi a vez do goleiro do Coxa defender chute de Marquinhos cruzado.

Só dava Bahia. Aos 24, Potita enfiou bola para Hélder, que dominou mal na pequena área e permitiu a chegada de Vanderlei. Aos 27, o Coritiba deu as caras no ataque, uma das poucas vezes no segundo tempo. Bottinelli arriscou de fora da área, mas mandou por cima gol. Mas a melhor chance do jogo foi do Bahia, desperdiçada. Aos 31, Marquinhos partiu em disparada pelo meio, venceu a marcação na velocidade, ficou de cara com Vanderlei, mas mandou por cima do gol. Aos 39, Botttinelli bateu falta e Lomba fez grande defesa. Perto do fim, o Coritiba travou ainda mais o seu sistema defensivo e garantiu o empate em Pituaçu.