Por Luciano Pina
Foto arquivo do site do ECVC

272

Vitória da Conquista e Juazeirense poderão utilizar doze atletas no banco de reservas, na partida que acontece neste domingo (14), às 16 horas, no estádio Lomanto Junior, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Serie D.

Em maio de 2012, a Fifa autorizou que os clubes passassem a levar 12 jogadores para o banco de reservas em suas partidas, da mesma forma como ocorre com as seleções nos torneios oficiais da entidade. A prática começará a valer apenas agora no futebol brasileiro.

Na última quarta (04), a CBF, por meio de seu diretor de competições, Virgílio Elísio, assinou documento chancelando a mudança em seus campeonatos. Desta forma, tanto no Brasileirão como na Copa do Brasil, as equipes poderão incrementar seus bancos. Antes, apenas sete atletas eram permitidos por time. O fato, no entanto, não altera o número de substituições, que continuam sendo apenas três por equipe em cada jogo.

No documento, a CBF orienta aos administradores dos estádios que recebem os confrontos da competição a ampliarem os bancos, de forma que possam comportar os 12 jogadores e a comissão técnica.

Apesar do banco de reservas do estádio Lomanto Junior comportar o número de atletas exigidos pela CBF, o diretor administrativo do Bode, José Roberto disse que o treinador Bira Veiga vai utilizar apenas sete jogadores no banco de reservas contra o Cancão de Fogo.