Uol

300x192_2013-07-27_fcc5417446

O Atlético-PR buscou o virada com um gol de Léo no fim e decretou o 3 a 2 sobre a Portuguesa neste sábado, no Canindé, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A reação aconteceu após a equipe paranaense sofrer a virada no primeiro tempo e ficar com um jogador a mais após o meia Souza ser expulso. O placar tirou o time paranaense da zona de rebaixamento. Por outro lado, a equipe paulista segue lutando contra a “degola.” Manoel, Moisés Moura, Gilberto e Dellatorre completaram o placar.

A Portuguesa entrou em campo com uma homenagem a Djalma Santos. O ex-jogador do clube e bicampeão do mundo com a seleção brasileiro faleceu essa semana. Por conta disso, todos os atletas do clube paulista estampavam em suas camisas o nome do ídolo nacional nas costas.

O jogo começou com a Portuguesa tentando impor seu jogo diante de um Atlético-PR aguerrido. A equipe paranaense procurou estudar a melhor alternativa e chegou a iniciar sua marcação na saída de bola do time paulista aguardando por uma falha.

Os donos da casa saíam em velocidade principalmente com Cañete, Gilberto e Souza. O Atlético-PR não se intimidou e acabou saindo na frente, aos sete. Paulo Baier cobrou escanteio, Luiz Alberto desviou e Manoel colocou a equipe visitante na frente.

A Portuguesa respondeu rapidamente porque, aos onze, foi a vez do time mandante marcar. Souza cobrou escanteio da direita e Moisés Moura cabeceou e deixou tudo igual no Canindé.

O time paulista seguia melhor em campo e conseguiu um pênalti, aos 21, quando Manoel derrubou Bruno Moraes dentro da área. O atacante Gilberto cobrou no meio do gol, no minuto seguinte, para colocar os donos da casa na frente.

O Atlético-PR tinha dificuldade para encontrar seu melhor jogo e passou a ceder contra-ataques ao adversário. Desta maneira, a Portuguesa criou algumas chances e quase marcou o terceiro. No entanto, o placar se manteve e a equipe paulista pôde comemorar a vitória parcial.

A equipe paranaense iniciou a etapa com o meia Elias no lugar do volante Juninho. Por outro lado, a Portuguesa retornou com a mesma formação. Logo no início do segundo tempo, aos três, Souza acertou o travessão e quase ampliou a vantagem do time paulista.

O meia do time paulista, porém, se transformou em vilão ao fazer falta no lateral Léo e ser expulso de campo, aos cinco. A pressão do Atlético-PR aumentou e Lauro precisou fazer excelente defesa, aos 12, após cabeçada de Luiz Alberto.

O empate acabou acontecendo, aos 18, com Dellatorre. O atacante tinha entrado cinco minutos antes e aproveitou cruzamento rasteiro de Marcelo para igualar o marcador. A pressão do Atlético-PR aumentou e Paulo Baier decretou a virada, aos 46 minutos do segundo tempo. Léo encobriu Lauro e bateu no travessão antes de entrar. Paulo Baier ainda empurrou a bola para a rede novamente, mas a arbitragem deu o gol para o lateral.