Futebol Interior

tabela-brasileirao-2013

O saldo paulista neste sábado, feriado nacional, foi ruim dentro da 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apenas o Santos foi bem, ao vencer o Goiás, por 1 a 0, na Vila Belmiro. A Ponte Preta, como esperado, caiu em casa diante do Internacional, por 3 a 1, e a Portuguesa foi “operada” em Porto Alegre, e perdeu para o Grêmio, por 3 a 2.

No Rio de Janeiro, com apoio da torcida, o Fluminense venceu o Bahia, por 1 a 0. Em Salvador, Vitória e Atlético Mineiro ficaram no justo empate por 1 a 1. A situação no G4, zona de classificação à Copa Libertadores, deixa ainda o Cruzeiro na liderança, com 37 pontos, agora seguido pelo Grêmio, com 34. Atlético-PR e Botafogo, que jogam domingo, têm 33 pontos cada.

Na zona de rebaixamento, a situação pior é mesmo dos paulistas. Além do Náutico, lanterna e virtual rebaixado, com apenas oito pontos, aparecem a Ponte Preta, na vice-lanterna, com 15, São Paulo, com 18 e Portuguesa, com 19 pontos. A 19.ª rodada será completada domingo com mais cinco jogos.

Em Campinas, com a torcida xingando muito alguns jogadores, como Betão e Régis, e pedindo a cabeça de alguns dirigentes como o diretor executivo de futebol Ocimar Bolicenho e o presidente Márcio Della Volpe, a Ponte perdeu para o Internacional, de virada, por 3 a 1. A Macaca continua com 15 pontos, na vice-lanterna, na frente apenas o Náutico, com oito pontos e campanha ridícula.

A Lusa foi muito valente na Arena Grêmio, em PO rtuguesa. SEgurou o zero a zero no primeiro tempo, depois sofreu dois gols, mas teve forças e capacidade para empatar o jogo por 2 a 2. Foi daí que apareceu a fraca arbitragem do baiano Jailton Macedo Freitas, que “inventou” um pênalti de Rogério em cima de Kléber. E ainda expulsou dois jogadores paulistas: Bruninho e Valdomiro.

A derrota deixou a Lusa com 19 pontos, em 17.º ugar, quebrando as duas vitórias anteriores, em cima do Bahia, por 4 a 2, e Ponte Preta, por 2 a 1. O Grêmio se aproveitou e assumiu a vice-liderança, com 34 pontos, três atrás do Cruzeiro, líder isolado por mais uma rodada.

Mesmo sem jogar bem, a molecada do Peixe bateu o Goiás, por 1 a 0, e se manteve em sua campanha regular. Aparece com 25 pontos, e oitavo, um ponto atrás do próprio Goiás, com 26 pontos, em sétimo. Na Maracanã, o Fluminense sofreu muito para vencer o Bahia, por 1 a 0, com gol do garoto Biro-Biro, de 19 anos, que marcou seu primeiro gol como profissional. O Tricolor das Laranjeiras ganhou um fôlego para se recuperar, aparecendo com 22 pontos, em 14.º lugar. O Bahia, que perdeu pela terceira vez seguida, continua na frente, com 23 pontos, em 13.º.

O outro representante baiano, o Vitória, ficou no empate, por 1 a 1 com o Atlético Mineiro, em Salvador. O rubro-negro, que teve a estreia do técnico Ney Franco, substituto de Caio Júnior, aparece com 23 pontos, em 12.º, enquanto o Galo MIneiro, em recuperação, com 22 pontos, está numa posição perigosa: 16.º lugar, pertinho da zona de rebaixamento. Mas não vai terminar a rodada dentro dela, porque Portuguesa e Ponte Preta perderam, e o São Paulo não pode alcançá-lo porque tem 18 pontos.

Hoje
16:00
Corinthians-SP x Náutico-PE
Cruzeiro-MG x Flamengo-RJ
Coritiba-PR x São Paulo-SP
18:30
Vasco da Gama-RJ x Atlético-PR
Criciúma-SC x Botafogo-RJ