Globo Esportes

8_2

Pareceu uma eternidade. Seis anos aprisionado fora das duas principais divisões do futebol brasileiro. Enfim, o Santa Cruz cumpriu sua pena. Mais de 60 mil tricolores presenciaram a libertação do clube na tarde deste domingo, no Arruda. O Santa Cruz está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, uma divisão minimamente digna à grandeza de um clube dono de uma torcida apaixonante.

A vitória sobre o Betim, por 2 a 1, selou o fim da agonia. Acabaram a incerteza, as liminares, as paralisações. As viagens perdidas. Nada disso pertence mais ao Tricolor. Quis o futebol que o Santa Cruz tivesse um centenário com o mínimo de honra. Em 2014, a luta será pela volta à elite.

Neste domingo, até um empate servia, graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida em Minas Gerais. André Dias, porém, tratou de aliviar os 60 mil corações sofridos e espremidos num Arruda dignicamente fiel a mais uma tarde histórica. O gol, aos 12 minutos do segundo tempo, coroou o principal personagem do Tricolor nesta Série C. André Dias renasceu junto com o Tricolor. Virou herói com justiça por tudo o que fez durante a campanha. A equipe mineira ainda empatou aos 20 minutos, mas Flávio Caça-Rato tratou de por fim ao drama com o gol da vitória aos 42 minutos. A festa em três cores já toma conta do Recife.

O Santa Cruz iniciou o jogo empurrado por mais de 60 mil vozes e desconsiderando a vantagem de jogar pelo empate. No entanto, a tentativa de início sufocante durou apenas cinco minutos. Tempo suficiente para que duas boas chances fossem criadas. Na primeira, Dedé acabou interceptado na hora do chute. Na segunda, André Dias desperdiçou uma bela tabela com Siloé. O passe de letra o deixou cara a cara com o goleiro Felipe. Faltou caprichar na finalização.

O Betim, porém, não demorou a sair para o jogo. Aproveitando os espaços dados pelo meio-campo tricolor, o time mineiro se lançou ao ataque e, aos 12 minutos, André Luiz puxou um contra-ataque perigoso pela esquerda, após uma bobeira de Siloé no ataque. Sandro Manoel apareceu para salvar o Santa em cima do lance. Era só o primeiro aviso. No minuto seguinte, Marion girou na área tricolor e chutou na rede pelo lado de fora. Nas arquibancadas, o torcedor coral acusou o golpe, num silêncio momentâneo.