Cabofriense x Fla: por final, sonho do pequeno contrapõe drama do grande
Globo Esportes

O confronto de um grande contra um pequeno no futebol sempre é recheado de histórias de Davi e Golias. O desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã, válido pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, vai além. Enquanto a Cabofriense vive a chance de realizar um sonho de verão para chegar à final, o Flamengo entra em campo pressionado por um risco de eliminação precoce na fase de grupos Libertadores. Embora o Rubro-Negro só decida sua sobrevivência na competição sul-americana na semana que vem, contra o Emelec no Equador, perder a vaga na decisão estadual poderá criar uma crise na Gávea.
Até por isso, a classificação para a final é encarada como motivação a mais para que o elenco busque a reação no torneio continental. Para ajudar, o Rubro-Negro, por ter tido a melhor campanha da Taça Guanabara, terá a vantagem de dois empates para avançar. Uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar levará a decisão para os pênaltis. Sem salto alto, o Fla espera por dificuldades bem maiores do que na rodada passada, quando uma equipe formada na maioria por reservas aplicou 5 a 3 sobre a Cabofriense.
Já o time da Região dos Lagos almeja entrar para uma seleta lista. Desde 2006, quando o Madureira perdeu a final do estadual para o Botafogo, uma equipe de menor expressão não chega à decisão. O último a conquistar o título foi o Bangu, em 1966. Dos clubes do interior do Rio de Janeiro, o Americano, em 2002, e o Volta Redonda, em 2005, já foram vice-campeões. A Cabofriense luta para ser mais um a surpreender, no entanto, precisará uma sequência negativa de cinco jogos sem vitórias na competição.









