Gazeta Esportiva

t_117493_tecnico-ottmar-hitzfeld-elogiou-adversario-e-fez-misterio-sobre-escalacao

Abrindo o Grupo E, Suíça e Equador se enfrentam neste domingo, às 13h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em sua décima participação em Mundiais, a seleção da Suíça é conhecida por sua defesa sólida e se classificou para a Copa de maneira invicta, com sete vitórias e três empates. Já o Equador está apenas em sua terceira participação na competição, e aposta na velocidade do time e nas jogadas de linha de fundo para avançar na fase de grupos.

Cabeça-de-chave, a Suíça venceu os dois amistosos preparatórios para a Copa sem levar gols: venceu a Jamaica por 1 a 0 e bateu o Peru por 2 a 0. Os destaques da equipe são o defensor Philippe Senderos, que atuou em 2006 e 2010, e o meia Xherdan Shaqiri, que atua pelo Bayern de Munique.

No último ano de sua carreira, o técnico da seleção suíça Ottmar Hitzfeld fez mistério sobre a escalação. “Nós estamos na Copa do Mundo. Porque permitir que o adversário e a imprensa saibam a composição da minha equipe?”, questionou. O treinador fez questão de elogiar os adversários e reconheceu as habilidades individuais do Equador. “É uma equipe bem organizada e tecnicamente própria, com jogadores de habilidade ofensiva, como Antonio Valencia, Montero, Caicedo, Enner Valencia e Rojas. O principal perigo é a transição entre defesa e ataque. Será, portanto, muito importante estarmos atentos para não oferecer oporuniadades de ataque”, observou Hetzfeld.

O Equador se classificou em quarto nas Eliminatórias, atrás de Argentina, Colômbia e Chile, deixando o bicampeão Uruguai para disputar a repescagem. No último amistoso em preparação para o Mundial, venceu por 2 a 0 o Cerâmica de Gravataí, time da Série B do Campeonato Gaúcho.

O destaque da seleção comandanda por Reinaldo Rueda é o meia Antonio Valencia, que defende o Manchester United da Inglaterra e possui qualidades como força física, agilidade e habilidade, sendo o jogador mais criativo do time. Felipe Caicedo é a referência no setor ofensivo. A equipe tem a desvantagem de jogar longe da altitude de Quito, com a qual está acostumada.