Galáticos Online

taça copa do nordeste

O ano de 2015 promete para a Copa do Nordeste. Líder de público nos estádios e destaque entre os regionais de todo o país, a competição segue se inovando e terá ainda mais novidades na próxima temporada.

A principal delas diz respeito ao número de participantes. A disputa ficará ainda mais acirrada com o aumento de 16 para 20 clubes.

A mudança faz parte de um projeto, do qual o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues fez parte: a inclusão de clubes do Maranhão e do Piauí, que apesar de serem estados pertencentes ao Nordeste, no futebol faziam parte da região Norte.

Nesta segunda-feira (28), em reunião entre as diretorias da CBF e Liga do Nordeste, presidentes de Federações e de clubes da região e representantes do Esporte Interativo, emissora detentora dos direitos de transmissão do certame, o projeto foi aprovado. “Agora sim, a Copa do Nordeste será totalmente nordestina. A entrada do Maranhão e do Piauí vai valorizar ainda mais a competição, que já é um sucesso em todo o país”, comemorou Rodrigues.

Com a definição foram confirmados os 20 clubes que disputarão o título e uma vaga na Copa Sul-Americana em 2015. Estreantes na disputa, maranhenses e piauienses serão representados por Sampaio Corrêa e Moto Club e Ríver e Piauí, respectivamente.

Os “novatos” se juntarão a Bahia, Vitória e Serrano, da Bahia; Sport, Náutico e Salgueiro, de Pernambuco; Ceará e Fortaleza, do Ceará; Coruripe e CRB, do Alagoas; Botafogo e Campinense, da Paraíba; América e Globo, do Rio Grande do Norte; e Confiança e Socorrense, de Sergipe.

Apesar do aumento no número de clubes, não foi preciso aumentar o número de datas no calendário. Aí surge a segunda novidade da Copa.

Em 2015, o torneio passará a ter cinco grupos, que receberão quatro times cada. Eles se enfrentarão entre si, dentro dos seus respectivos grupos, de onde os primeiros colocados garantirão cinco das oito vagas nas quartas de finais.

As três vagas restantes na segunda fase serão ocupadas por índice técnico. Os três melhores segundos colocados se juntarão aos cinco primeiros para brigar pelas quatro vagas nas semifinais.

O próximo encontro do futebol nordestino já tem data marcada, e ocorrerá no mês de setembro, quando clubes, CBF, Federações e a Liga do Nordeste farão o lançamento da Copa do Nordeste 2015, na cidade de Recife. Na oportunidade, também serão sorteados os grupos e apresentada a tabela da competição.