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Um estudo realizado pela BDO e divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que os clubes brasileiros tiveram uma evolução de suas marcas, apesar da crise financeira. De 2013 para 2014, as 30 equipes mais valiosas tiveram uma valorização de 19% no geral (na comparação da soma de valores de todos os clubes em 2013 com de 2014).

O Corinthians é quem lidera a lista, com valor de marca de R$ 1.236,1 bilhão (em 2013, o clube valia R$ 1.108,8 bilhão), seguido por Flamengo (R$ 1.006,1 bilhão), São Paulo (R$ 879,1 milhões) e Palmeiras (R$ 576,1 milhões).

Entre os 10 primeiros da relação, Grêmio e Cruzeiro são os times que mais subiram de posição no ranking (o primeiro foi do 7º para o 5º lugar, e o segundo, do 10º para o 8º), enquanto o Vasco foi o que mais caiu (de 8º para 10º). Ainda assim, todos valorizaram suas marcas. O Botafogo, que passa por uma grave crise financeira, por exemplo, manteve-se na 12ª colocação, mas aumentou seu valor para R$ 172,2 milhões

Para realizar o estudo, a empresa de auditoria e consultoria levou em conta 21 variáveis, entre elas o balanço financeiro dos clubes e o poder aquisitivo da torcida, e concluiu que a evolução das marcas está ligada a fatores como aumento das cotas de TV, marketing e programas de sócio-torcedor.

Valor das marcas dos clubes brasileiros em 2014:
1º. Corinthians – R$ 1.236,1 bilhão
2º. Flamengo – R$ 1.006,1 bilhão
3º. São Paulo – R$ 879,1 milhões
4º. Palmeiras – 576,1 milhões
5º. Grêmio – R$ 478,5 milhões
6º. Internacional – R$ 453,7 milhões
7º. Santos – R$ 416 milhões
8º. Cruzeiro – R$ 407,2 milhões
9º. Atlético-MG – R$ 357,6 milhões
10º. Vasco – R$ 339,6 milhões
11º. Fluminense – R$ 218,5 milhões
12º. Botafogo – R$ 172,2 milhões

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