Uol

wallyson-tenta-driblar-mena-no-duelo-pela-dopa-do-brasil-no-maracana-1412205662205_615x300

O duelo entre Santos e Botafogo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, vale muito mais que a classificação para a semifinal. Em crises financeiras e sem títulos conquistados nesta temporada, os dois clubes querem salvar o ano conquistando a segunda competição nacional mais importante do país.

A classificação para a próxima fase na Copa do Brasil é vista pelos clubes como uma forma de atrair mais patrocinadores e, com isso, fortalecer o fluxo de caixa. O Santos, por exemplo, já atrasou cinco dos dez meses de salário neste ano. No mês passado, o clube pagou dois meses de direitos de imagem (maior parte) e um mês na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional, além de premiações.

O Botafogo, por sua vez, tem 100% de suas receitas penhoradas pela falta de pagamento de tributos, o clube vive asfixia financeira. Já são três meses de salários atrasados em carteira e outros sete de vencimentos referentes a direitos de imagem. Torcedores ilustres da equipe alvinegra entraram ação em meio a crise e reuniram recursos para custear os valores dos jogadores do elenco, mas a crise continua.