Tribuna da Bahia

Índice

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 termina somente no dia 7 de dezembro, com todos os 10 jogos da 38ª rodada programados para o domingo à tarde. No entanto, a dupla Ba-Vi, que está muito ameaçada de rebaixamento, não quer pensar em chegar na última rodada dependendo de outros adversários para permanecer na primeira divisão.

Isso se explica pelo simples fato de que o cálculo do índice de risco dos clubes baianos aumentou consideravelmente após o término da 30ª rodada da competição.

Como o Tricolor e o Rubro-negro foram derrotados neste meio de semana, para Atlético Mineiro e Corinthians respectivamente, e com o triunfo do Coritiba (clube que ocupava a lanterna do campeonato), a dupla Ba-Vi aparece com mais de 60% de risco de queda para a Série B, segundo cálculos apresentados no site chancedegol.uol.com.br.

A situação tanto de Bahia quanto de Vitória se agrava ainda mais por conta da quantidade de pontos que ainda restam para serem disputados: 24 ao todo.

Além disso, das oito partidas que ainda têm para jogar (quatro em casa e quatro fora), os clubes baianos precisam ao menos de 50% de aproveitamento, ou seja, quatro triunfos (12 pontos) para chegarem no mínimo aos 43 e terem cerca de 95% de possibilidade de permanência na primeira divisão.

Isso se explica porque até o final do 1º turno da Série A, os prognósticos previam o mínimo de 45 pontos ganhos para um clube se manter na 1ª Divisão do Brasileiro. Mas no final da 28ª Rodada, em função da instabilidade dos times, essa previsão caiu, e os sites de prognósticos apontaram que com até 41 pontos um clube tem ao menos 50% de chances de ficar na Série A, com um ponto a mais, com 42, essa probabilidade chega a 80%, e com 43, como pode ser o caso de Bahia e de Vitória (caso vençam as quatro partidas que tem em casa), as chances sobem para 95%.

Mas para não ter dúvida, sem surpresas no percurso da reta final do Brasileiro, o clube tem que chegar aos 44, 45 pontos, atingir o percentual de 99,9% de chance de permanecer na 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que em casa, o Bahia ainda enfrenta Palmeiras, Corinthians, Atlético-PR e Grêmio, e fora de Salvador duela contra o Internacional, Goiás, Criciúma e Coritiba.

Já o Vitória pega no Barradão o lanterna Criciúma, São Paulo, Coritiba, e Santos, e sai para enfrentar o Grêmio, Chapecoense, Figueirense e Flamengo.