Bahia Notícias

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.1VkBiynITn

A Fifa demonstrou nesta terça-feira sua preocupação com a situação do futebol feminino no Brasil. De acordo com a cubana Mayi Cruz Blanco, gerente sênior da entidade para desenvolvimento do futebol feminino, a modalidade carece de melhor planejamento no País tanto em questões de infraestrutura quanto de calendário. A Fifa investirá US$ 15 milhões (cerca de R$ 45,4 milhões) na modalidade no Brasil até 2018, por meio do Fundo de Legado criado com a Copa do Mundo do ano passado.

O valor representa 15% do total do fundo, e será aplicado na construção de CTs nos 15 estados brasileiros que não foram sedes da Copa. Para a Fifa, porém, apenas o investimento em estrutura não será suficiente. A entidade considera que o Brasil precisa adotar um calendário maior para o futebol feminino e criar logo uma liga para a modalidade.

“É necessário o desenvolvimento de uma liga. Falamos isso porque gostaríamos de ver uma liga aqui no Brasil para ser uma referência para o mundo”, afirmou Mayi. “Existe muito potencial para isso.”

A dirigente não poupou a CBF. “Para nós, da Fifa, é uma prioridade que exista uma liga forte no Brasil. Evidentemente faz falta um compromisso da CBF, dos clubes, do governo e patrocinadores. Uma liga não é fácil, mas é muito importante.”

Para Mayi, a ausência de um calendário maior pode ser uma das razões de a seleção feminina ainda não ter conquistado um título mundial, mesmo que já tenha chegado perto. “Os países fortes têm uma liga forte, e vemos êxito. O Brasil está muito perto de ganhar o Mundial, mas nunca chegou. Não ter uma liga tão forte pode ser um dos fatores que impactam nesse resultado.”

Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino acontece durante dois meses. Há ainda a disputa da Copa do Brasil da modalidade, e alguns poucos estados têm competições regionais. A CBF e o governo federal estudam ampliar o calendário para que ele tenha ao menos dez meses de atividades. Mas isso só será possível a partir do próximo ano.

468x60_simonassi127