Globo Esportes

blatter_comite_fifa8_reuters

Países europeus planejam se encontrar, no fim desta semana, para discutir uma opção de corte com a Fifa e, inclusive, um plano de boicote à próxima edição da Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. A informação é do jornal britânico ”The Independent”. A intenção do grupo seria um esforço para pressionar a saída do presidente Joseph Blatter, que foi reeleito na semana passada em meio aos escândalos de corrupção.

O plano de boicote do torneio de 2018, que será na Rússia, foi revelado ao jornal por uma liderança da Uefa. O grupo planeja fazer um torneio alternativo que envolveria equipes europeias e alguns times sul-americanos convidados. A competição paralela poderia disputar espaço com o Mundial da Fifa, prejudicando a entidade diante de fãs e patrocinadores oficiais.

O dirigente dinamarquês Allan Hansen, do comitê executivo da Uefa, disse ao ”Independent” que o boicote e a criação do torneio paralelo são vistos como opção radical e como forma de reformar a entidade máxima do futebol após os escândalos.

De acordo com o jornal britânico, houve uma reunião antes da eleição da Fifa, em Zurique, onde Hansen fez a proposta para os 54 países da Uefa. Está previsto um novo encontro antes da final da Liga dos Campeões, que será neste fim de semana, em Berlim. A decisão final seria anunciada em setembro.