Globo Esportes

635733006823356197w

“A afobação foi nítida”, segundo o técnico Rogério Micale. O Brasil tinha um jogador a mais desde os nove minutos do primeiro tempo. Saiu na frente no placar, mas teve Dodô expulso, levou um gol em uma cobrança de falta e acabou sendo penalizado com a virada do Uruguai um minuto depois. Assim, a seleção sub-22 foi eliminada dos Jogos Pan-Americanos. Desde 1987 que o Brasil não conquista a medalha de ouro na competição. Resta ao time a disputa do bronze, no sábado, contra o Panamá, às 14h05 (de Brasília), no Estádio de Hamilton, no Canadá.

O treinador prefere não ficar lamentando muito a derrota por 2 a 1 para o Uruguai e pensa no futuro. Está de olho nos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Sem revelar nomes, ele afirma que esse grupo está dentro do planejamento.

O comandante nos Jogos será o da seleção principal, mas Micale vai participar de todo o processo. Será ele, por exemplo, o responsável por assumir o comando em amistosos que ocorrerem durante as “datas Fifa”, quando Dunga estiver à frente do time adulto.

Luciano, Clayton, Andrey, Piazon, Luan e todos os outros atletas participantes da competição canadense estão sendo avaliados. Esse foi um dos objetivos do Pan, já que a seleção olímpica é sub-23 (e pode incluir três atletas mais velhos). De acordo com ele, sem dar detalhes, haverá um “plano de captação” de talentos para as Olimpíadas.