FBF

3818,fbf-esclarece-definicao-de-acesso-a-serie-d-atraves-do-baianao-2016-3

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) vem a público, na noite desta quarta-feira (2), esclarecer para os torcedores e a imprensa a definição do acesso à Série D do Brasileirão através do Baianão 2016. A entidade, sem poder alterar a fórmula de disputa em virtude de vedação legal (Estatuto do Torcedor), procurou fazer melhorias nos critérios de vantagens e acesso à quarta divisão do Brasileirão.

Em relação às vantagens de mando de campo e resultado final nas fases de mata-mata, ficou estabelecido que será sempre observada a campanha de cada clube em todas as fases anteriores.

Já para os acessos, a FBF propôs que o campeão do Baianão ficasse com as vagas na Copa do Nordeste, Série D, com exceção de Bahia e Vitória, que disputam outras séries, e Copa do Brasil. O Vice-campeão ficaria com uma vaga na Copa do Nordeste, Série D, caso o campeão não alcançasse tal direito e também com exceção de Bahia e Vitória, e na Copa do Brasil. O 3º colocado levaria a vaga na Copa do Nordeste e na Série D, nesta última no caso de não disputar outras séries do Brasileirão e se o campeão e o vice não alcançassem tal direito. Assim, a disputa do 3º e 4º lugares se daria apenas para a definição da terceira vaga na Copa do Nordeste.

O objetivo da FBF, com essa proposta, era evitar distorções, como a possibilidade do campeão e vice, não sendo Bahia e Vitória, não acessarem a Série D do Brasileirão, com tal direito conferido ao terceiro e quarto colocados, algo considerado injusto por grande parte dos torcedores baianos. Mas, dentro do espírito democrático que sempre conduziu a administração da atual gestão da entidade, a proposta foi levada à votação entre os 12 clubes participantes da Série A do Baianão. À exceção do Vitória da Conquista e Fluminense de Feira, que representaram 12 votos, todos os demais clubes votaram pela manutenção dos mesmos critérios utilizados no Baianão 2015, no que diz respeito às definições de acesso à Série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, totalizando 66 votos contrários.

Em nota oficial, publicada na íntegra abaixo, a entidade máxima do futebol na Bahia explica detalhadamente sua proposta, que não foi escolhida pela maioria dos clubes.