Galaticos Online

bavi3

Um levantamento feito pela BDO Sports Management, empresa de consultoria que avaliou marcas de agremiações brasileiras, apontou o Esporte Clube Bahia como sendo a 15ª marca mais valiosa entre os clubes brasileiros. Segundos os dados da pesquisa, o Esquadrão fecha 2015 com uma marca que vale R$ 102,5 milhões.

No ranking, que tem o Flamengo como líder e marca valendo R$ 1,2 bilhões, o Vitória aparece duas posições abaixo do arquirrival tricolor, na 17ª colocação. O rubro-negro tem uma marca que atualmente vale R$ 78,5 milhões, segundo o levantamento.

A pesquisa foi feita com um total de 30 clubes, avaliando receitas provenientes de estádio, marketing, mídia e sócios. Os dados financeiros também foram considerados (diferenciais de marca e fluxo de caixa de cada clube), bem como uma pesquisa e dados do torcedor (com características de cada torcida).

Confira o top 20 do levantamento de valor de marca de clubes brasileiros em 2015 (em R$):

1 – Flamengo – 1,2437 bilhões
2 – Corinthians – 1,2414 bilhões
3 – São Paulo – 878,1 milhões
?4 – Palmeiras – 651,2 milhões
5 – Grêmio – 590,1 milhões
6 – Internacional – 580,7 milhões
7 – Cruzeiro – 512,2 milhões
?8 – Santos – 404,6 milhões
9 – Atlético-MG – 394,8 milhões
10 – Vasco – 359,3 milhões
11 – Fluminense – 256 milhões
12 – Botafogo – 209,3 milhões
13 – Atlético-PR – 146,8 milhões
14 – Coritiba – 141,2 milhões
15 – Bahia – 102,5 milhões
16 – Sport – 87,4 milhões
17 – Vitória – 78,5 milhões
18 – Goiás – 63,7 milhões
19 – Portuguesa – 58,4 milhões
20 – Figueirense – 51,2 milhões